Autor:
Rita Margarida Carvalho Simas Bonança
Organização:
EBI de Rabo de Peixe
Proposta de operacionalização:
Mostrar as imagens e, para cada uma delas, solicitar oralmente aos alunos que identifiquem a palavra que lhe corresponde. Depois, fazer um jogo de palmas, propondo aos alunos que, conjuntamente com o educador/ professor, batam uma palma por cada sílaba da palavra. Pode, ainda, incentivar os alunos a reconhecer letras e/ ou segmentos conhecidos na escrita da palavra, por exemplo, por comparação com o nome dos colegas (página seguinte a cada imagem).
Anos de escolaridade:
Pré-escolar, 1.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para, com o apoio do educador, mostrarem um dedo por cada sílaba pronunciada, fazendo corresponder o número de dedos mostrados ao número de sílabas de cada palavra (pode fazer o mesmo jogo, recorrendo a peças de Lego ou contas).
Anos de escolaridade:
Pré-escolar
Disciplinas:
Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para, com o apoio do professor, relerem em voz alta cada uma das palavras e identificarem o número de sílabas e/ ou a sílaba mais forte (a sílaba tónica).
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Leitura, Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça-lhes para copiar cada uma das palavras para o caderno diário e, com o apoio do professor, desenhar uma bolinha por baixo de cada sílaba. Finalmente, peça-lhes para contar o número de bolas desenhadas e escrever a frente da palavra o número correspondente. Ainda pode pedir~lhes para pintar a bolinha que corresponde a sílaba tónica.
Anos de escolaridade:
1.º
Disciplinas:
Matemática, Português
Domínios/Temas:
Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
"Mostre cada uma das imagens e leia com os alunos a palavra que a representa (na página seguinte), destacando a sua divisão silábica (pode faze-lo recorrendo a palmas). Depois, peça aos alunos para identificarem outras palavras "escondidas" dentro de cada palavra (por exemplo, "ruga" na palavra "tar-ta-ru-ga") e/ou para formarem novas palavras a partir das sílabas da palavra (por exemplo "gata" a partir da palavra "tar-ta-ru-ga"). "
Anos de escolaridade:
1.º, 2.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!