Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilizar a folha de cálculo, em anexo, como base para determinar a constante dos gases ideais, mantendo constantes o número de partículas e o volume.A quantidade de partículas e o comprimento do contentor são parâmetros que devem ser fixados para cada experiência:1. Adicionar o número desejado de partículas e ajustar o comprimento do contentor2. Indicar na simulação que se vai manter o volume constante3. Fornecer ou retirar energia na forma de calor ao sistema e registar os valores da temperatura e da pressão.Nota: colocar a simulação em pausa sempre que se realiza uma leitura, fazendo três leituras para cada valor da temperatura.A folha de cálculo já contém as fórmulas introduzidas, construindo o gráfico e fazendo a regressão linear para determinar a constante dos gases ideais.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Beatriz Cachim
Organização:
Secundária Domingos Rebelo
Proposta de operacionalização:
Apresentam-se 3 fichas, que constam do ficheiro anexo, com 3 níveis de dificuldade. A primeira ficha está mais dirigida a alunos que tem em simultâneo Física e Química ou que tem maior capacidade de abstração e a terceira ficha está dirigida a alunos que carecem de mais acompanhamento. Na ficha 1, propõe-se a atribuição de um valor distinto de temperatura a cada grupo de alunos. Para as fichas 2 e 3, propõe-se a fixação de um valor de volume a cada grupo de alunos. Em todos os casos, fica ao critério dos alunos a fixação do número de partículas.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Beatriz Cachim
Organização:
Secundária Domingos Rebelo
Proposta de operacionalização:
Proponha aos alunos a exploração do comportamento do sistema, através dos seguintes procedimentos: bombear moléculas de um ou dois gases para o recipiente e verificar o que acontece quando se faz variar o volume, a pressão e/ou a temperatura.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Química
Domínios/Temas:
Combustíveis, energia e ambiente
Subdomínios:
Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural
Conceitos:
Equação de gases ideais , Gás ideal ou perfeito , Gases reais , Unidades de pressão, gases perfeitos, phet, distribuição maxwell-boltzmann, colisões, Pressão, Temperatura, Energia, Volume
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Na ficha técnica da simulação (https://phet.colorado.edu/services/download-servlet?filename=%2Fteachers-guide%2Fgas-properties-html-guide_en.pdf), são indicadas as dimensões do contentor: altura = 8,75 nm e profundidade = 4,00 nm.Após explorar o funcionamento da simulação, debata com os alunos a forma como se poderia determinar a constante dos gases ideais.Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo a tarefa de desenhar um procedimento experimental diferente, fixando variáveis e indicando as variáveis independente e dependente. Cada grupo deverá recolher valores que permitam construir um gráfico e realizar uma regressão linear. No final, os grupos apresentam o procedimento e discutem os resultados perante a turma.
Anos de escolaridade:
12.º
Disciplinas:
Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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