Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Como sobreviver à destruição de Pompeia?

Como sobreviver à destruição de Pompeia?

No ano 79 d.C., a cidade de Pompeia, localizada no sul da atual Itália, foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio. Como terá reagido a sua população?

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2021-10-14 18:34:00
Autor: Gary Devore / Totem Creative
Organização: TED-ED/Youtube

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após o visionamento do vídeo, deve-se pesquisar imagens dos vestígios encontrados pelos arqueólogos e fazer uma exposição das mesmas com a respetiva legenda e introdução ao acontecimento. Com esta atividade, pretende-se dar conhecimento da importância das fontes para o conhecimento do passado e do contributo da Arqueologia para esse saber.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Ciências Naturais, História
Domínios/Temas: A herança do mediterrâneo antigo, Consequências da dinâmica interna da terra
Subdomínios: O mundo romano no apogeu do império, Vulcões / atividade vulcânica
Conceitos: Viscosidade, Urbanismo, Romanização, Piroclastos, Nuvem ardente, Magma, Lava, Império, Erupção explosiva, Cinzas, Youtube, império romano, pompeia, vesúvio, ted-ed, vulcão
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Visionar, a seguir, o recurso “Lava do vulcão Cumbre Vieja chega ao mar”, disponível na plataforma REDA, e criar um momento de debate estabelecendo comparações entre o tempo passado e o tempo presente.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: História
Domínios/Temas: A herança do mediterrâneo antigo
Subdomínios: O mundo romano no apogeu do império
Conceitos: Império, Urbanismo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após o visionamento do vídeo apresentado neste recurso e do vídeo “Lava do vulcão Cumbre Vieja chega ao mar” (plataforma REDA), pode ser criado um momento de debate, no qual os alunos procuram responder as seguintes questões: - E se fosse contigo? O que farias? - Que objetos tentarias levar contigo e porquê?
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Outras, História
Domínios/Temas: A herança do mediterrâneo antigo
Subdomínios: O mundo romano no apogeu do império
Conceitos: Império, Urbanismo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Este vídeo poderá ser um ponto de partida para um projeto de turma multidisciplinar, no qual cada disciplina abordará os aspetos relacionados com os seus conteúdos programáticos.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Outras, História
Domínios/Temas: A herança do mediterrâneo antigo
Subdomínios: O mundo romano no apogeu do império
Conceitos: Império, Urbanismo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Inglês, legendado em português
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.