Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize a reportagem para realizar um exercício de compreensão oral, tendo por base a recolha de informação sobre elementos biográficos da autora. De seguida, após a exploração das marcas do género textual biografia, solicite aos alunos a planificação do texto biográfico sobre Ana de Castro Osório para posterior textualização e revisão.
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Resumo, Biografia
Conceitos:
Planificação, Tratamento da informação, Ortografia, Coesão, Textualização, Revisão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Visionar o vídeo para incutir nos alunos a importância de mulheres como Ana de Castro Osório para a causa feminista, em Portugal, no início do século XX.
Anos de escolaridade:
7.º, 9.º, 12.º
Disciplinas:
História, Culturas e Democracia, História A, História
Domínios/Temas:
História e tempo presente, Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX, A Europa e o mundo no limiar do século XX
Subdomínios:
Sociedade e cultura num mundo em mudança, Portugal: da I República à ditadura militar, História e tempo presente, As transformações das primeiras décadas do século XX
Conceitos:
Feminismo, Igualdade de género, primeira república, direito de voto, movimento sufragista, feminismo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Articulação com a disciplina de Português na análise de contos ou excertos de obras de Ana de Castro Osório, no âmbito do projeto de leitura, abordando A Minha Pátria, Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água, O Príncipe Luís e Outras Histórias ou Contos Tradicionais Portugueses.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Técnico da REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize o recurso para sensibilizar os alunos para o domínio da igualdade de género e compreender a evolução social ao longo dos tempos. Poderá ser o ponto de partida para a organização de um debate.
Anos de escolaridade:
9.º, 11.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Igualdade de género
Subdomínios:
Perspetiva histórica, Género e liderança, Género e escolhas vocacionais
Conceitos:
direito ao voto, Ana castro Osório
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!