Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Serão todas as nossas memórias reais?

Serão todas as nossas memórias reais?

Lição animada sobre como as nossas memórias são suscetíveis de serem falseadas, distorcidas e manipuladas. De uma forma lúdica e simples, revela-se como é possível a criação de “falsas memórias”, sobretudo se nos referirmos ao período da infância. Neste vídeo educativo, Daniel L. Schacter explora a fiabilidade da memória.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2022-01-13 17:27:00
Autor: Daniel L. Schacter/TED-Ed/Youtube
Organização: TED-Ed/REDA

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Sugere-se o visionamento do vídeo, após a exploração dos três tipos de memória e antes de explicar o funcionamento e a importância do esquecimento. A partir dos exemplos de falsas memórias apresentados, o professor pode solicitar aos alunos que recorram à sua experiência pessoal para apresentarem, também eles, recordações suscetíveis de serem falsas. O professor pode, ainda, orientar um pequeno debate em sala de aula sobre as eventuais vantagens, ou não, de se implantarem falsas memórias nas crianças.
Anos de escolaridade: 12.º
Disciplinas: Psicologia B
Domínios/Temas: Processos mentais do comportamento
Subdomínios: Processos cognitivos
Conceitos: Esquecimento, Fiabilidade da memória, Memória, memória, ted-ed, cognição, falsas memórias, processo mental
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Inglês, legendado em português
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.