Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
O professor distribui a cada aluno um exemplar do recurso e orienta a montagem do mapa de forma faseada. Os alunos recortam os dois primeiros mapas de Portugal continental pela linha da divisão administrativa, deixando uma margem lateral em papel, em lados opostos, para permitir o seu desdobramento após a conclusão. Em seguida, os alunos pintam os diferentes mapas, de forma a distinguir cada uma das unidades territoriais e a associar os diferentes níveis hierárquicos entre si. Por fim, procede-se à montagem do mapa, utilizando o das NUTS III como base sobre a qual se colará, pela margem, o mapa das NUTS II e, depois, o mapa das NUTS I.
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
A Terra: estudos e representações
Subdomínios:
Mapas como forma de representar a superfície terrestre e localização dos diferentes elementos da superfície terrestre
Conceitos:
Unidade territoriais (NUTS, distrito, município, comunidades intermunicipais, freguesias), divisão administrativa, distrito, município, comunidades intermunicipais, freguesia, nomenclatura das unidades territoriais
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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