Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Mostrar o vídeo aos alunos e pedir que investiguem como é possível construir um xilofone com copos de água. A pesquisa deve ser orientada pelo professor e, na apresentação dos resultados a turma, cada grupo deve tocar uma pequena melodia num xilofone de copos (ou de outro recipiente de vidro) com água.
Anos de escolaridade:
8.º, 11.º
Disciplinas:
Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas:
Som , Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:
Sinais e ondas , Produção e propagação do som e outras ondas , Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos
Conceitos:
Sons graves, Sons fracos, Sons fortes, Sons audíveis, Sons agudos, Som puro, Som complexo, Sinais harmónicos, Propagação do som, Propagação da vibração, Produção do som, Onda sonora, Onda mecânica, Intensidade do som, Frequência, Altura do som, Altura, Frequência, Água, comboio, xilofone, copo, Vibração, Som, guinness
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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