Dinheiro: notas e moedas
Este vídeo dá a conhecer as notas e moedas que em circulação no nosso país e como utilizar o dinheiro no dia-a-dia.
O recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a sua validade pedagógica.
Proposta de operacionalização
De seguida, apresente problemas relacionados com a aquisição de objetos, disponibilizando modelos de notas e moedas, usando valores inteiros para cada uma das unidades. Eis um exemplo: "Tenho 10 euros para gastar em material escolar. Na loja, os cadernos custam 1 euro e 40 cêntimos; os lápis, 50 cêntimos; os dossiês, 2 euros e 10 cêntimos. O que posso comprar?" Marque tempo de trabalho suficiente para que os alunos não desistam prematuramente e proporcione feedback valorativo das ideias e estratégias dos alunos.
Por fim, forneça a hiperligação para este recurso aos alunos, de forma a apoiar os encarregados de educação que queiram ajudar os seus educandos nos trabalhos escolares.
Nota: proposta de operacionalização adaptada das Aprendizagens Essenciais de Matemática do 2.º ano.
Ficha Técnica
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!