Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Antes do visionamento do recurso, afira os conhecimentos dos alunos sobre o tema da escravatura. Depois, visione o recurso com os alunos e oriente um debate sobre a problemática do tráfico e exploração de seres humanos, levando-os a refletir sobre se esta é apenas uma prática do passado ou se ainda é uma realidade dolorosa do presente. No final da atividade, os alunos deverão produzir, em pares, uma síntese das conclusões a que chegaram.
Anos de escolaridade:
8.º, 10.º, 12.º
Disciplinas:
História, Culturas e Democracia, História B, História, História A
Domínios/Temas:
Passados dolorosos na História, História e tempo presente, Dinamismos económicos da Europa nos séculos XVI a XVIII, A abertura europeia ao mundo
Subdomínios:
Dinamismos económicos da Europa nos séculos XVI a XVIII, Expansão ultramarina, Passados dolorosos na História
Conceitos:
Tráfico de escravos, Responsabilidade transgeracional, Passados dolorosos, Missionação, Memória, Império colonial, Escravatura, Comércio triangular, Colonização, Aculturação, escravatura, tráfico negreiro, expansão ultramarina, ted-ed, Youtube, descobrimentos, esclavagismo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!