18 - Adições de um dígito
O "18" é um jogo para treinar a adição de um dígito. Os alunos do 1.º ciclo e do ensino especial são o seu público-alvo, podendo, ainda assim, ser útil a alunos do 2.º e 3.º ciclos. Está configurado por defeito para minimizar a frustração, mas é possível configurá-lo para proporcionar competição, quando a criança estiver mais à vontade com as operações. Também é possível definir o intervalo de valores das parcelas ou o valor do resultado.
Proposta de operacionalização
1. Trabalho orientado pelo professor, que acompanha o processo, desativando a previsão de erros, para que seja possível um melhor diagnóstico e correção de dificuldades.
2. Trabalho autónomo, ativando o temporizador e o modo de competição, para que os alunos se sintam desafiados a praticar as adições. As sessões deverão ser curtas, de 10-15 minutos, para evitar saturação.
Em qualquer um dos casos, o jogo permite praticar adições com parcelas de um dígito até que as faça de forma automática, o que irá “disponibilizar” o cérebro para cálculos mais complexos (fonte: http://www.jneurosci.org/content/33/1/156).
Ficha Técnica
Comentários
Por favor, faça login para poder comentar.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!