Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Os alunos terão de realizar a atividade laboratorial e dar resposta a uma questão-problema final: “Como amaciar a água?”. Para tal, o aluno deve apresentar um protocolo laboratorial que demonstre como é possível diminuir a dureza da água. O produto final será apresentado à turma com um TikiToki. A avaliação será feita de duas formas diferentes: um MSForms onde registam quais as conclusões obtidas com a atividade laboratorial, com um feedback célere e, uma rubrica de avaliação que irá validar a conceção e apresentação do protocolo laboratorial.
Consulte o ficheiro do guião de exploração do recurso, presente na proposta de operacionalização 2.
Anos de escolaridade:
11.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Reações em Sistemas Aquosos
Subdomínios:
Soluções e equilíbrio de solubilidade
Conceitos:
Efeito ião comum , Dissolução, Dureza da água, Efeito da temperatura na solubilidade, Solução sobressaturada , Equilíbrio de solubilidade, Equilíbrio heterogéneo, Precipitado, Solubilidade, Solução não saturada, Solução saturada, Constante de produto de solubilidade , sabão, dureza, hidrofobica, micelas, hidrofilica, Solubilidade, Água
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A proposta de operacionalização encontra-se em anexo.
Anos de escolaridade:
11.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Reações em Sistemas Aquosos
Subdomínios:
Soluções e equilíbrio de solubilidade
Conceitos:
Precipitado, Constante de produto de solubilidade , Dissolução, Dureza da água, Efeito da temperatura na solubilidade, Efeito ião comum , Equilíbrio de solubilidade, Equilíbrio heterogéneo, Solução sobressaturada , Solução saturada, Solução não saturada, Solubilidade, Solubilidade, tiki-toki, Água, dureza, sabão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!