Este recurso apresenta dois vetores u e v, representados quer separadamente, quer aplicados a um mesmo ponto de origem e, ainda, de modo a que a extremidade do vetor u coincida com a origem do vetor v. Desta forma, é possível explorar as regras da adição de vetores. Pode ser explorado online ou descarregado para ser usado offline (neste caso, será necessário instalar o software GeoGebra).
Proposta de operacionalização:Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade:7.º, 9.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Movimentos na Terra
Subdomínios:Movimentos na Terra, Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos
Conceitos:
Forças, Velocidade, Ponto de aplicação, Grandeza vetorial, Centro de massa, Aceleração, força resultante, sentido, força
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Explore o recurso, em simultâneo com uma pequena dramatização. Escolha um objeto de sala de aula, mesa ou cadeira, e represente as forças aplicadas no corpo. Com ajuda de dois alunos, acrescente mais forças aplicadas ao objeto. Utilize o recurso para calcular a resultante das forças.
Anos de escolaridade:7.º, 9.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Movimentos na Terra
Subdomínios:Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos, Movimentos na Terra
Conceitos:
Aceleração, Centro de massa, Forças, Grandeza vetorial, Ponto de aplicação, cálculo vetorial, forças, representação de forças, sentido
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, mostrando que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u e os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v.De seguida, volte as posições iniciais e, a medida que explorar cada uma das regras de adição de vetores, vá alterando o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v.Com todos os botões ativados, altere novamente o comprimento, a direção e/ou o sentido dos vetores u e v, e evidencie que os vetores soma obtidos sao, de facto, o mesmo vetor.
Anos de escolaridade:7.º, 9.º
Disciplinas:Físico-Química
Domínios/Temas:Movimentos na Terra, Espaço
Subdomínios:A Terra, a Lua e as forças gravíticas, Forças e fluidos, Forças e movimentos, Forças, movimentos e energia
Proposta de operacionalização:Faça grupos de dois alunos com um computador por grupo. Elabore uma ficha exploratória, passo a passo, como por exemplo:
Passo 1: Mostra que os vetores u1 e u2 são colineares com o vetor u. Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido do vetor u; Passo 2: Mostra que os vetores v1 e v2 são colineares com o vetor v. Comece por alterar o comprimento, a direção e/ou o sentido do vetor v; Passo 3: Selecione as opções de cada uma das regras apresentadas; Passo 4: Arrasta um dos vetores soma, de forma a coincidir com o outro vetor soma. Passo 5: O que concluiste?
No final, em grande grupo, os grupos apresentam as suas conclusões, o que poderá proporcionar uma discussão interessante.
Anos de escolaridade:8.º
Disciplinas:Matemática
Domínios/Temas:Geometria e medida
Subdomínios:Operações com figuras
Conceitos:
Adição de vetores, Vetores, Vetores colineares, regra do triângulo, regra do paralelogramo
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