Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
9.o ano - A apresentação do vídeo deve ser realizada depois da lecionação das leis de Newton. Após o visionamento do recurso, os alunos são divididos em grupos de três elementos. O professor deve disponibilizar um vasto conjunto de situações do quotidiano em que as leis de Newton possam ser aplicadas. Em grupo, os alunos devem escolher uma situação para planificar, executar e filmar pequenos vídeos, nos quais sejam identificadas as forças e a importância da sua ação. Após a realização da tarefa, devem apresentar o resultado ao grupo-turma. Esta atividade pretende consolidar os conhecimentos adquiridos. Deve ser utilizada como avaliação formativa.
Anos de escolaridade:
9.º, 11.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Mecânica , Movimentos na Terra
Subdomínios:
Interação e seus efeitos , Forças e movimentos
Conceitos:
Terceira Lei de Newton, Sentido, Segunda Lei de Newton, Resultante das forças, Primeira lei de Newton, Ponto de aplicação, Peso, Par ação-reação, Newton, Massa, Lei fundamental da dinâmica, Lei da inércia, Lei da gravitação Universal, Lei da ação-reação, Interações fundamentais, Intensidade, Inércia de um corpo, Força gravítica, Direção, Dinamómetro, Dinâmica, Atrito, Aceleração gravítica, 1ª lei de Newton, 2ª lei da dinâmica de Newton, 3ª lei da dinâmica de Newton, aceleração, leis de newton, lei da inércia, lei da dinâmica, par ação-reação, forças
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!