Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Aquando da unidade de estudo "The World Around Us", este recurso poderá servir de warm-up para a discussão de soluções para os jovens construírem um futuro melhor, a nível ecológico. Assim, sugere-se que os alunos comecem por discutir o título da música e de seguida completem a frase "I can fight against climate change by...". De seguida, propõe-se que todos leiam a sua frase e a registem no caderno, de modo a listarem soluções para evitar a destruição do meio ambiente. Posteriormente, o professor poderá indicar alguns phrasal verbs e collocations utlizados na música que estão associados ao tema do ambiente. De modo a enriquecer a cultura geral dos alunos, sugere-se uma pesquisa sobre a música original deste cover, criado para sensibilizar para a causa da proteção ambiental.
Anos de escolaridade:
9.º, 11.º
Disciplinas:
Inglês
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Antes da abordagem dos riscos mistos em Geografia, numa aula de Inglês, exibir e explorar o recurso (ver PO2), tendo em vista sensibilizar os alunos para a questão. Depois, em aulas de Geografia, preparar a participação dos alunos, organizados em grupos, num “debate parlamentar”, orientando-os a: nomear o “partido”, planificar uma intervenção para defender uma medida para corrigir um problema com impacto nas alterações climáticas ou mitigar os seus efeitos, mostrando como tal será viável e eficaz e rematando com um slogan. Numa aula de Português, dinamizar a “sessão plenária” desta forma: apresentação de cada intervenção, respostas a questões, votação (Mentimeter). Por fim, dialogar com os alunos sobre a relevância das propostas, da argumentação utilizada e da sua eficácia.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Geografia, Inglês, Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Ambiente e sociedade
Subdomínios:
Debate, Alterações ao ambiente natural
Conceitos:
alterações climáticas, Ambiente, Avaliação, Planificação, Riscos mistos, mentimeter
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Projetar o recurso, aquando da abordagem aos riscos mistos, como estratégia de sensibilização dos alunos para a urgência de tomar ações que invertam ou desacelerem as alterações climáticas. No final, promover um brainstorming com as propostas dos alunos acerca de exemplos de procedimentos individuais passíveis de minimizar o problema em questão, através da ferramenta "Mentimeter", seguido de análise e reflexão sobre as principais ideias apuradas. Adicionalmente, em trabalho de grupo, os alunos poderão criar, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, uma nova letra em português com o objetivo de ser apresentada à comunidade educativa.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Inglês
Domínios/Temas:
Educação ambiental, Ambiente e sociedade, Desenvolvimento sustentável, O meio ambiente
Subdomínios:
Sustentabilidade, ética e cidadania, Alterações ao ambiente natural, Cidadania global, Alterações climáticas
Conceitos:
alterações climáticas, Ambiente, Riscos mistos, problemas ambientais, sistema global, homem, clima, futuro, natureza, planeta
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!