Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Este recurso pode ser utilizado pelo professor como estratégia de introdução ou de consolidação do tema dos contrastes de desenvolvimento. Para além da informação escrita do artigo, que poderá ser traduzida para português através da ferramenta de tradução disponível no motor de busca, importa projetar as vinte e quatro fotomontagens que compõem a galeria e, para cada uma, promover a reflexão e o comentário dos alunos.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
Contrastes de desenvolvimento
Subdomínios:
Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento
Conceitos:
Países em desenvolvimento, Países desenvolvidos, desigualdades, guerra, fotografia, pobreza, Arte, desenvolvimento, contrastes, subdesenvolvimento, miséria
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Para dinamizar este domínio de autonomia curricular, os docentes utilizarão as fotomontagens disponíveis no recurso para dinamizar a produção de exposições orais em que os alunos, em pares, manifestem as suas opiniões sobre o tema. O docente de Geografia orientará a primeira exploração das imagens, mobilizando conhecimentos científicos abordados em aulas anteriores. O docente de Português orientará os alunos a planificarem a exposição cuidando do seguinte: breve descrição da imagem, identificação do tema, emissão de opinião sobre o tema e sua fundamentação recorrendo aos conhecimentos adquiridos nas aulas de Geografia. Em Cidadania, os docentes orientarão a apresentação dos trabalhos aquando da abordagem dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável ou da segurança, defesa e paz.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Português
Domínios/Temas:
Oralidade, Segurança, defesa e paz, Direitos humanos, Desenvolvimento sustentável, Contrastes de desenvolvimento
Subdomínios:
Riscos e ameaças no mundo global, Pobreza e desigualdades, Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento, Exposição, Direitos humanos reconhecidos
Conceitos:
Planificação, Países desenvolvidos, Países em desenvolvimento, Arte, pobreza, fotografia, guerra, contrastes, subdesenvolvimento, desenvolvimento, miséria
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Depois de explorar os géneros da apreciação crítica e da exposição sobre um tema, estruture um guião para orientar a produção de apresentações orais a pares a partir das imagens deste recurso. A cada par será atribuída uma imagem. Um dos alunos produzirá uma exposição sobre os temas por ela suscitados, mobilizando conhecimentos e fundamentando as suas afirmações com estudos, testemunhos e exemplos precisos; o outro produzirá uma apreciação crítica da imagem, apresentando o objeto artístico da apreciação, indicando o autor, formulando juízos de valor fundamentados sobre a representação artística, com recurso a argumentos pertinentes, concluindo com uma apreciaçao global. Na avaliação deste trabalho, oriente os alunos a evidenciar as diferenças entre as marcas destes géneros.
Anos de escolaridade:
10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Exposição, Apreciação crítica
Conceitos:
Avaliação, Planificação, argumento, géneros, tema
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!