Autor:
Paulo Jorge Furtado Medeiros Gonçalves
Organização:
Escola Secundária Manuel de Arriaga
Proposta de operacionalização:
Utilize esta foto no âmbito da abordagem ao tema do olimpismo / Jogos Olímpicos. Questione os alunos relativamente aos seus conhecimentos sobre a vida e sobre as conquistas desportivas dos atletas retratados (Carlos Lopes e Fernando Mamede), complementando as informações partilhadas pelos alunos.
Anos de escolaridade:
7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:
Educação Física
Domínios/Temas:
Atividades Físicas Desportivas, Aprendizagem dos Conhecimento relativos à Interpretação nas Estruturas e Fenómenos Sociais Extra-escolares, no Seio das Quais se realizam atividades físicas
Subdomínios:
Atletismo
Conceitos:
Atletismo, Desporto, fernando mamede, carlos lopes, lendas do atletismo português, lendas do desporto português, olimpismo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Proponha aos alunos a produção escrita da biografia de um dos dois desportistas presentes na fotografia (Carlos Lopes e Fernando Mamede), respeitando as seguintes etapas:
- revisão das características do texto biográfico (sugestão de recurso: A biografia (vídeo informativo);
- seleção da personalidade a biografar;
- pesquisa de informações e de imagens na internet;
- planificação e produção do texto;
- revisão do texto produzido (sugestão de recurso: Biografia: verificação da escrita);
- edição do texto (ilustrado com algumas das imagens recolhidas) numa ferramenta de apresentação (PowerPoint, Canva, Genially...);
- partilha dos trabalhos com a turma e com a comunidade escolar (na biblioteca e/ ou através dos canais digitais da escola).
Anos de escolaridade:
7.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Escrita
Subdomínios:
Biografia
Conceitos:
Intenção comunicativa, Textualização, vida e obra, pesquisa na internet, canva, powerpoint, genially, texto biográfico
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!