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Ondas

Nesta simulação, é possível trabalhar os atributos da luz e do som, enquanto ondas. No caso do som, pode-se visualizar a propagação da onda com as zonas de compressão e de rarefação ou mesmo o deslocamento de partículas individuais. Na secção da luz, é possível identificar a onda eletromagnética e os seus atributos. A simulação é muito intuitiva, apesar de se encontrar em inglês, e apresenta vários graus de dificuldade. Podem ser alterados parâmetros como a frequência, a amplitude, o tipo de onda, a intensidade, a altura, adicionar espelhos, adicionar fendas, estudo do gráfico, entre outros. Para versão portuguesa, veja na secção Translations.
Licença CC-BY.

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Ondas: Apresente o estudo das ondas com exemplos do dia a dia (ex: uma torneira a pingar). Leve os alunos a reconhecer as semelhanças entre a simulação e o quotidiano. Explore os conceitos de frequência e de amplitude, simulando um aumento e/ou uma diminuição de ambas as variáveis.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Luz 
Subdomínios: Eletromagnetismo e Ondas , Sinais e ondas , Fenómenos óticos 
Conceitos: Intensidade do som, Timbre, Som puro, Sinal, Reflexão, Período, Onda transversal, Onda sonora, Onda longitudinal, Onda eletromagnética, Luz incidente, Intensidade, Direção de propagação, Difração da luz, Altura do som, amplitude, Frequência, Onda, Compressão, Rarefação, Intensidade, Altura
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Som: Analise o gráfico, tendo em conta que o som é uma onda de pressão. Explore a simulação, para identificar onde se situam as zonas de pressão e de rarefação. Utilize a simulação para fazer previsões dos seguintes parâmetros: a intensidade e a altura do som.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Som , Luz 
Subdomínios: Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos 
Conceitos: Sons graves, Sons agudos, Intensidade do som, Fenómenos acústicos, Amplitude, Altura, Som, onde de pressão, Pressão, Intensidade sonora, altura do som, Rarefação, simulação, gráfico
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Luz: Forme grupos de quatro alunos. Explore a simulação, de forma a que os alunos identifiquem todas as propriedades e quais as variações que o programa realiza. Depois de todos os grupos apontarem quais as possibilidades do simulador, cada uma é atribuída aos grupos. Aos alunos é-lhes pedido que façam previsões de cada alteração efetuada no simulador.
Anos de escolaridade: 8.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Luz 
Subdomínios:
Conceitos: difração, simulação, trabalho de grupo, Frequência, luz, comprimento de onda
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (BR)
Modos de utilização: Online

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