Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Forças e movimento

Forças e movimento

Conjunto de simulações que permite explorar as forças no trabalho quando se empurra um armário. Os três primeiros módulos (guias Introduction, Fiction e Force Graph) permitem variar a força aplicada ao corpo, a massa do corpo, o tipo de superfície e visualizar vetores das forças aplicadas ao corpo, a força resultante e o diagrama de forças mediante escolha. No módulo Friction, variam-se o tipo de atrito (estático e cinético) e a aceleração gravítica. No módulo Force Graph, o simulador apresenta gráficos, força, posição, velocidade e aceleração em função do tempo. O módulo Robot Moving company é um jogo, cujo objetivo é aplicar a força necessária para que o corpo entre na casa. Utilizar as setas do teclado. Licença CC-BY. Para português, veja na secção Translations.

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Use a simulação para desenvolver um trabalho de grupo. Cada grupo terá de prever e efetuar os cálculos para as seguintes situações: I- Fixe o valor da força e faça variar a massa do corpo. Preveja e calcule o valor da aceleração. II- Fixe o valor da massa e faça variar a força resultante exercida no corpo. Preveja e calcule o valor da aceleração.
Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Movimentos na Terra, Forças e movimentos
Conceitos: Aceleração Média, Centro de massa, Forças, Forças de atrito, Lei fundamental da dinâmica, Massa, Newton, Resultante das forças, Sentido, 2ª lei da dinâmica de Newton, segunda lei de newton, Massa, força resultante, trabalho de grupo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize a opção Force Graph para explorar os gráficos de posição, velocidade e aceleração em função do tempo, permitindo a explicação da relação entre o gráfico e um determinado movimento.
Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Movimentos na Terra, Forças, movimentos e energia, Forças e movimentos
Conceitos: Tempo, Aceleração, Distância percorrida, Espaço percorrido, Gráficos posição-tempo, Gráficos velocidade-tempo, Intervalo de tempo, Movimento, Velocidade, gráfico, simulação, gráfico posição vs. tempo, gráfico velocidade vs. tempo, gráfico aceleração vs. tempo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize a simulação para explicar os efeitos de uma força sobre a velocidade e a direção do movimento. Explique esses efeitos através de um diagrama de corpo livre.
Anos de escolaridade: 9.º, 11.º
Disciplinas: Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas: Movimentos na Terra, Mecânica 
Subdomínios: Tempo, posição, velocidade e aceleração , Forças e movimentos, Forças e movimentos , Forças, movimentos e energia, Interação e seus efeitos , Movimentos na Terra
Conceitos: Vetor, Newton, Velocidade média, Velocidade, Tempo, Sentido do movimento, Sentido, Posição, Ponto de aplicação, Grandeza física, Aceleração, Aceleração gravítica, Aceleração Média, Atrito, Centro de massa, Direção, Força de atrito, Forças, Forças de atrito, Movimento, Intensidade, Grandeza vetorial, Velocidade, Posição, força, aceleração, referencial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize a simulação para explicar a diferença entre atrito estático e cinético.
Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Forças e movimentos
Conceitos: Força de atrito, Forças, Forças de atrito, atrito cinético, atrito estático, simulação, força, Atrito
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.