Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Tantas cores

Tantas cores

Recurso multidisciplinar. Canção infantil sobre as cores (da paisagem dos Açores e da vivência dos seus habitantes), retirada do CD "Canções de cá". Versão instrumental: https://www.youtube.com/watch?v=Mia6Y29KZRk
Formato: Áudio
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-06-20 11:13:00
Autor: António Bulcão
Organização: Projeto Musical e Pedagógico “Canções de Cá”
Palavras-chave:

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Oriente os alunos na escuta do tema musical e, seguidamente, questione-os oralmente sobre as ideias principais do texto. O texto da faixa musical encontra-se em anexo a esta proposta.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Expressão Musical/ Expressão Físico-motoraPartindo da escuta do tema musical, cante-o com os alunos, recorrendo a versão musicada (acessível a partir da descrição deste recurso). Depois, sugira aos alunos que, em grupo, produzam uma dança ou uma coreografia sobre a música. Finalmente, os alunos deverão executar o seu trabalho para a turma.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas: Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um debate sobre a importância e formas práticas de expressão dos valores referidos no texto, nomeadamente da beleza, da paz, do amor, da fantasia e da esperança. Pode aproveitar para questionar os alunos sobre outros valores que eles considerem essenciais para a construção da identidade e para a mediação das relações eu/outro/mundo.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Expressão PlásticaPartindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos um trabalho de expressão plástica que remeta para o texto (ilustração, escultura, fotografia, entre outras ).
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas: Outras
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Recurso multidisciplinar. Consulte as várias propostas de operacionalização apresentadas.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º
Disciplinas: Outras, Português
Domínios/Temas: Escrita, Oralidade
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Partindo da escuta ou da leitura do tema musical, proponha aos alunos a continuação do texto, produzindo mais versos sobre outras cores. Depois, os alunos deverão partilhar oralmente o seu trabalho com a turma. Desta atividade, poderá ser elaborado um livro digital, recorrendo, por exemplo, a ferramenta Storybird (consulte a secção “Dicas e utilidades”).
Anos de escolaridade: 2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Escrita
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.