Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir do título da composição, questione os alunos sobre os possíveis temas e assuntos do poema. Seguidamente, conduza-os no visionamento do recurso. Depois, através de um questionário oral e/ou escrito, oriente-os na identificação dos principais aspetos do conteúdo e da forma do texto: tema, assunto (confirmação das hipóteses), sujeito poético, referentes, estrutura (estrófica, rimática e métrica), recursos expressivos (destacando o uso da aliteração, da apóstrofe, da anáfora, da pronominalização e da repetição do adjetivo e do advérbio). Finalmente, questione sobre a ideia que as letras "t" sugerem (cruz/ cemitério), relacionando-a com o tema e com o assunto. Os alunos deverão registar as conclusões, recorrendo, por exemplo, à aplicação Padlet (consulte Ferramentas).
Anos de escolaridade:
8.º, 10.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Educação literária
Subdomínios:
Texto lírico, Recursos expressivos, Lírica galego-portuguesa
Conceitos:
Sentido global, Assunto, Cantigas de amor, Estrofe, Métrica, Rima, Tema, Trovador, glosa, mote
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!