Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Parque de skate - energia

Parque de skate - energia

Simulador que permite observar a transformação de energia cinética em potencial e vice-versa para além de observar a conservação da energia mecânica num parque de skate. Permite variar a posição da pista de skate, a massa do objeto, a altura inicial, o atrito da superfície e o desenho da pista de skate. Pode escolher tornar visível a velocidade, a energia cinética, potencial, térmica e mecânica. Pode selecionar a visualização do gráfico energia-tempo e escolher as variáveis desse gráfico. Selecionando "Potential Energy reference", poderá obter os valores específicos de energia potencial e cinética num determinado ponto. Por fim, poderá selecionar o planeta ou a aceleração gravítica. Licença CC-BY. Para versão portuguesa: veja na secção "Translations".

Ficha Técnica

Idioma: Inglês
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Andreia de Sousa Sosinho
Organização: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba
Proposta de operacionalização:

A partir da simulação, peça à turma que construa um percurso para determinadas condições iniciais ou apenas que explore os conceitos de energias cinética e potencial gravítica. Sugere-se o trabalho a pares, de forma a que expliquem as razões pelas quais o corpo efetua ou não o percurso total.

Anos de escolaridade: 9.º
Disciplinas: Físico-Química
Domínios/Temas: Movimentos na Terra
Subdomínios: Forças, movimentos e energia
Conceitos: Resistência do ar, Energia cinética, Energia mecânica, Energia potencial, Energia potencial gravítica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Andreia de Sousa Sosinho
Organização: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba
Proposta de operacionalização:

Utilize a simulação para identificar os tipos fundamentais de energia de um corpo ao longo da sua trajetória, concluindo que o aumento de um tipo de energia se faz à custa da diminuição de outro (transformação da energia potencial gravítica em cinética e vice-versa), sendo a soma das duas energias constante se se desprezar as forças de atrito. Pode fazer alterar o atrito de forma a observar a não conservação da energia mecânica e as variações das energias potencial gravítica e cinética.

Anos de escolaridade: 9.º, 10.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Energia e sua conservação, Movimentos na Terra
Subdomínios: Energia e movimentos , Forças e movimentos, Forças, movimentos e energia, Movimentos na Terra
Conceitos: Trabalho realizado pelo peso e variação da energia potencial, Resultante das forças, Trabalho potente, trabalho da resultante das forças, Trabalho, Trabalho resistente, Referencial, Peso como força conservativa, Peso, Massa, Forças não conservativas, Forças conservativas, Força normal, Força gravítica, Força de atrito, Energia potencial gravítica, Energia potencial, Energia mecânica, Energia cinética, Conservação da energia mecânica, Conceito de força
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.