Proposta de operacionalização:Explore a reportagem com os alunos e questione-os relativamente a esta catástrofe natural e a outras decorridas nos Açores. Depois, aborde oralmente (alguns de entre) os seguintes temas: os riscos naturais e os seus efeitos negativos; medidas de autoproteção e preventivas face a riscos naturais; a importância da proteção civil; as formas como o aluno pode ser o primeiro agente da proteção civil; e o plano de emergência e evacuação da escola. Seguidamente, proponha-lhes, em grupo, o aprofundamento dos temas e a produção de trabalhos informativos sobre estes. Poderão ser utilizadas ferramentas digitais para a elaboração dos trabalhos (consultar as secções "Aplicações" e "Ferramentas"), que, posteriormente, devem ser divulgados na turma e na comunidade.
Anos de escolaridade:6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Risco
Subdomínios:Plano de segurança, Riscos e catástrofes naturais, Proteção civil
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Explore a reportagem com os alunos e questione-os quanto aos seus conhecimentos relativos a esta e a outras catástrofes naturais decorridas nos Açores. Depois, proponha, em trabalho de pares/grupo, a escrita de um guião para uma entrevista a uma pessoa que tenha vivido uma catástrofe. Incentive os alunos a realizar a entrevista, registando-a em formato vídeo (consulte as secções “Aplicações” e "Ferramentas" para mais informações sobre ferramentas digitais de gravação e edição de vídeo). Finalmente, os alunos deverão partilhar o produto do seu trabalho na turma e na comunidade escolar.
Sugere-se que esta atividade seja implementada em trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Educação para a Cidadania e Português.
Anos de escolaridade:7.º, 8.º, 9.º, 10.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Risco
Subdomínios:Plano de segurança, Proteção civil, Riscos e catástrofes naturais
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Depois da leitura, questione os alunos sobre as principais ideias do texto. Depois, peça-lhes que identifiquem as características que confirmam que estão perante uma reportagem.
Anos de escolaridade:8.º, 9.º
Disciplinas:Português
Domínios/Temas:Leitura
Subdomínios:Reportagem
Conceitos:
Assunto, Estrutura do texto, Facto e opinião, Tema, Tratamento da informação, terramoto, sismo, catástrofe natural, estações sismográfica, falha
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Depois da leitura, questione os alunos sobre as principais ideias do texto. Depois, peça-lhes que identifiquem as características que confirmam que estão perante uma reportagem.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!