Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Sismo dos Açores em 1980. A história do terramoto mais destrutivo dos últimos 200 anos em Portugal

Sismo dos Açores em 1980. A história do terramoto mais destrutivo dos últimos 200 anos em Portugal

Reportagem sobre o sismo decorrido nos Açores, em 1980.
Formato: Texto
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-07-02 20:06:00
Autor: Observador
Organização: Observador

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore a reportagem com os alunos e questione-os relativamente a esta catástrofe natural e a outras decorridas nos Açores. Depois, aborde oralmente (alguns de entre) os seguintes temas: os riscos naturais e os seus efeitos negativos; medidas de autoproteção e preventivas face a riscos naturais; a importância da proteção civil; as formas como o aluno pode ser o primeiro agente da proteção civil; e o plano de emergência e evacuação da escola. Seguidamente, proponha-lhes, em grupo, o aprofundamento dos temas e a produção de trabalhos informativos sobre estes. Poderão ser utilizadas ferramentas digitais para a elaboração dos trabalhos (consultar as secções "Aplicações" e "Ferramentas"), que, posteriormente, devem ser divulgados na turma e na comunidade.
Anos de escolaridade: 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Risco
Subdomínios: Plano de segurança, Riscos e catástrofes naturais, Proteção civil
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore a reportagem com os alunos e questione-os quanto aos seus conhecimentos relativos a esta e a outras catástrofes naturais decorridas nos Açores. Depois, proponha, em trabalho de pares/grupo, a escrita de um guião para uma entrevista a uma pessoa que tenha vivido uma catástrofe. Incentive os alunos a realizar a entrevista, registando-a em formato vídeo (consulte as secções “Aplicações” e "Ferramentas" para mais informações sobre ferramentas digitais de gravação e edição de vídeo). Finalmente, os alunos deverão partilhar o produto do seu trabalho na turma e na comunidade escolar.

Sugere-se que esta atividade seja implementada em trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Educação para a Cidadania e Português.
Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º, 10.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Risco
Subdomínios: Plano de segurança, Proteção civil, Riscos e catástrofes naturais
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Depois da leitura, questione os alunos sobre as principais ideias do texto. Depois, peça-lhes que identifiquem as características que confirmam que estão perante uma reportagem.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura
Subdomínios: Reportagem
Conceitos: Assunto, Estrutura do texto, Facto e opinião, Tema, Tratamento da informação, terramoto, sismo, catástrofe natural, estações sismográfica, falha
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Depois da leitura, questione os alunos sobre as principais ideias do texto. Depois, peça-lhes que identifiquem as características que confirmam que estão perante uma reportagem.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Leitura
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.