Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > A descoberta de elementos químicos (300 anos em 99 segundos)

A descoberta de elementos químicos (300 anos em 99 segundos)

Nos últimos 300 anos, foram descobertos 105 elementos. Este vídeo permite verificar como seria a Tabela Periódica se esta fosse construída à medida que se foram fazendo as descobertas.

Ficha Técnica

Idioma: Não se aplica
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Use o vídeo como ferramenta para determinar a data da descoberta dos diferentes elementos.
Anos de escolaridade: 9.º, 10.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Elementos Químicos e sua Organização 
Subdomínios: Propriedades dos materiais e Tabela Periódica (TP) 
Conceitos: Evolução histórica da Tabela Periódica, períodos, evolução histórica, primeiros elementos, história da tabela periódica, elementos, grupos
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Apresente o vídeo após ter abordado a evolução histórica da Tabela Periódica. Proponha a reflexão sobre a veracidade da informação veiculada no que concerne a organização dos elementos na tabela, tendo em conta os trabalhos de Mendelev, Moseley e Newlands.
Anos de escolaridade: 9.º, 10.º
Disciplinas: Físico-Química, Física e Química A
Domínios/Temas: Elementos Químicos e sua Organização , Classificação dos materiais 
Subdomínios: Propriedades dos materiais e Tabela Periódica (TP) 
Conceitos: Tabela Periódica atual, Elementos naturais e artificiais, Evolução da Tabela Periódica, Evolução histórica da Tabela Periódica, Halogénios, Mendeleiev, Metais alcalinos, Metais alcalinoterrosos, Organização da Tabela Periódica, descoberta, elementos, Química, história, Tabela Periódica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.