Vlab-Fis A.L. 2.2 - Velocidade do som
O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes, num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais próxima da geração atual.
Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Ficha Técnica
Proposta de operacionalização
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-2-2-velocidade-do-som/e44b98ec-41ff-4fce-be90-2353f9552ca6
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.
Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
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