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Vlab-Fis: A.L. 3.2 - Comprimento de onda e difração

O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 3.2 – Comprimento de onda e difração, do 11.º ano, componente de Física.
O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem dos estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A simulação computacional pedagógica "Difração" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou em contexto laboratorial. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Eletromagnetismo e Ondas 
Conceitos: Difração da luz, atividade laboratorial, comprimento de onda, simulação, laser, rede de difração
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: 1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Eletromagnetismo e Ondas 
Conceitos: Difração da luz, Frequência, Onda, kahoot, comprimento de onda, protocolo experimental, fenda, 3.2
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-3-2-comprimento-de-onda-e-difracao/80df3ed9-e58d-4ab2-9e86-ea84804c0ca5
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Eletromagnetismo e Ondas 
Conceitos: Difração da luz, difração, laser, rede de difração, kahoot, comprimento de onda
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada "guided-inquiry", cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo 
Subdomínios: Eletromagnetismo e Ondas 
Conceitos: Difração da luz, comprimento de onda, atividade laboratorial, laser, rede de difração, distância ao alvo
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

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