Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
"A simulação computacional pedagógica "Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada ("guided-inquiry"), tendo um roteiro de exploração (anexo)no qual é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.Acesso:"
Anos de escolaridade:
10.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Energia e sua conservação
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar.Acesso: https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-3-1-radiacao-e-potencia-eletrica-de-um-painel-fotovoltaico/aedc0caf-fb1d-4ebb-80f1-7125dcc02e33
Anos de escolaridade:
10.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Energia e sua conservação
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
"1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4. "
Anos de escolaridade:
10.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Energia e sua conservação
Subdomínios:
Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Painéis fotovoltaicos, Primeira lei da termodinâmica, Radiação, Radiação incidente, Radiação refletida, Rendimento, sistema, Sistema termodinâmico , Vizinhança, painel fotovoltaico, tensão elétrica, kahoot, potência elétrica, radiação, Corrente elétrica
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada ("guided-inquiry"), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:
10.º
Disciplinas:
Física e Química A
Domínios/Temas:
Energia e sua conservação
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!