Vlab-Fis AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico
O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 3.3 – Balanço energético num sistema termodinâmico, do 10.º ano, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem introdutória é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental. O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Calor, Capacidade térmica mássica, Celsius, Condutividade térmica, Energia transferida, Equilíbrio térmico, fronteira, kelvin, Primeira lei da termodinâmica, Princípio da Conservação da Energia, Sistema termodinâmico , Variação de entalpia mássica de fusão, primeira lei da termondinâmica, entalpia de fusão, capacidade térmica mássica, calor, gelo
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:"1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Como complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4 e 5."
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Vizinhança, Calor, Capacidade térmica mássica, Celsius, Condutividade térmica, Energia interna, Energia transferida, Equilíbrio térmico, fronteira, kelvin, Primeira lei da termodinâmica, Princípio da Conservação da Energia, sistema, Variação de entalpia mássica de fusão, calor, Sistema, kahoot, termodinâmica, balanço energético, entalpia de fusão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar. Acesso: https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-3-3-balanco-energetico-num-sistema-termodinamico/e8b22401-6158-4e31-ba66-a5815e8d8477
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Celsius, Calor, Capacidade térmica mássica, Condutividade térmica, Convecção, Sistema termodinâmico , Vizinhança, Variação de entalpia mássica de fusão, sistema, Segunda lei da termodinâmica, Princípio da Conservação da Energia, Primeira lei da termodinâmica, kelvin, fronteira, Escalas termométricas, Equilíbrio térmico, Energia interna, Sistema, primeira lei da termodinâmica, gelo, calor, balanço energético, arrefecimento, entalpia de fusão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A simulação computacional pedagógica "Balanço energético num sistema termodinâmico" , é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. “Exploração 19.3 – Calorimetria” (Nota: usa o navegador Pale Moon, disponível em: https://www.palemoon.org ) Acesso: http://www.fc.up.pt/physletspt/ebook/animacões/Termodinamica/index.htm
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A simulação "Capacidade térmica mássica e entalpia de fusao" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou em laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas. Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/termodinamica/
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
fronteira, Variação de entalpia mássica de fusão, Sistema termodinâmico , sistema, Primeira lei da termodinâmica, Equilíbrio térmico, Calor, Capacidade térmica mássica, Celsius, Condução, Energia transferida, balanço, simulação, termodinâmica, entalpia, calor
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!