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Jogo do algoritmo

Neste jogo, os alunos são desafiados a criarem um algoritmo para determinarem um percurso entre dois pontos a definir num tabuleiro que contém múltiplas casas numeradas até 6, contornando um obstáculo.
Formato: Jogo
Submetido por: Luís Costa
Criado a: 2022-10-27 09:19:00
Autor: Luís Costa
Organização: Escola Básica Integrada de Capelas

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Descarregável

Proposta de operacionalização

Autor: Luís Costa
Organização: Escola Básica Integrada de Capelas
Proposta de operacionalização: Organize a turma em pares.
Para cada par entregue um tabuleiro de jogo, um peão para simular o percurso da equipa no tabuleiro, uma folha de registo (anexa ao tabuleiro).
Cada equipa seleciona dois números (o da partida/chegada e o de armadilha), que podem ser obtidos utilizando um dado.
Para jogar, os alunos deverão proceder assim:
1. Começar sempre na casa do número de partida apresentada na coluna da esquerda, colocando nela o peão.
2. Recorrendo ao peão, determinar o percurso até a casa do número de chegada, evitando a casa do número armadilha, sabendo que são interditos movimentos na diagonal.
3. Registar, na página anexa ao tabuleiro, o código (setas de direção), do percurso entre a casa de partida e a de chegada.
Os alunos revezar-se-ão na realização das tarefas.
Anos de escolaridade: 1.º, 2.º
Disciplinas: Matemática, TIC
Domínios/Temas: Comunicar e colaborar, Números
Subdomínios: Números naturais, Estratégias e ferramentas de comunicação
Conceitos: Usos do número natural, código, programação, lógica, algoritmo, pensamento computacional, computação, jogos de tabuleiro
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

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