Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Utilize a simulação para identificar os tipos fundamentais de energia de um corpo ao longo da sua trajetória, concluindo que o aumento de um tipo de energia se faz à custa da diminuição de outro (transformação da energia potencial gravítica em cinética e vice-versa), sendo a soma das duas energias constante se se desprezar as forças de atrito. Pode fazer alterar o atrito de forma a observar a não conservação da energia mecânica e as variações das energias potencial gravítica e cinética.
Anos de escolaridade:
9.º, 10.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Energia e sua conservação, Movimentos na Terra
Subdomínios:
Forças, movimentos e energia, Movimentos na Terra, Forças e movimentos, Energia e movimentos
Conceitos:
Variação da energia mecânica, Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Transformações de energia, Trabalho resistente, Trabalho realizado pelo peso e variação da energia potencial, Trabalho potente, trabalho da resultante das forças, Teorema da energia cinética , Resultante das forças, Resistência do ar, Referencial, Peso do corpo, Peso como força conservativa, Forças não conservativas, Forças de atrito, Forças conservativas, Forças, Força normal, Força gravítica, Espaço percorrido, Energia potencial, Energia mecânica, Energia cinética, Distância percorrida, Dinâmica, Conservação da energia mecânica, Conceito de força, Centro de massa, Atrito, Velocidade, Energia cinética, Energia potencial, Transformações de energia, Conservação da Energia Mecânica
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
A partir da simulação, peça a turma que construa um percurso para determinadas condições iniciais ou apenas que explore os conceitos de energias cinética e potêncial gravítica. Sugere-se o trabalho a pares, de forma a que expliquem as razões pelas quais o corpo efetua ou não o percurso total.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!