Primeira parte do documentário "Azores Pescas", que retrata a vida a bordo dos barcos de pesca no mar dos Açores. Produção Independente de Floriano Machado para RTP.
Proposta de operacionalização:Recurso multidisciplinar. Consulte as diferentes propostas de operacionalização.
Anos de escolaridade:2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais
Domínios/Temas:Educação ambiental, Sustentabilidade na Terra
Subdomínios:Água, Produção e consumo sustentáveis, Atividades económicas: recursos, processos de produção e sustentabilidade, Serviços dos ecossistemas
Conceitos:
Pegada ecológica, Produção, Recursos biológicos, Recursos hídricos, Recursos não renováveis, Suporte, mar, artesanal, barco, técnica, Açores
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione o documentário com os alunos, pedindo-lhes que façam notas/ preencham um guião sobre aspetos relativos ao tema “A atividade piscatória no meio local” (bloco 6 do programa). Depois, peça-lhes que, em grupo, confrontem as notas que fizeram e, a partir destas, produzam cartazes ou apresentações multimédia sobre os conteúdos. Para tal, explore com os alunos as diversas aplicações disponíveis na plataforma. Numa fase final, os alunos deverão partilhar os seus trabalhos com a turma.Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:3.º
Disciplinas:Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione a reportagem com os alunos aquando da lecionação do tema “A atividade piscatória no meio local” (bloco 6 do programa), parando sempre que achar necessário fazer esclarecimentos. Depois, proponha-lhes a construção coletiva do guião de uma entrevista a um pescador. Sugere-se que a entrevista seja feita em grupo-turma ou por um grupo de alunos no contexto de trabalho do pescador e registada em vídeo (consulte com os alunos as diversas aplicações disponíveis na plataforma). Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:3.º
Disciplinas:Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione o documentário com os alunos, pedindo-lhes que façam notas/ preencham um guião de visionamento sobre aspetos relativos aos temas “Principais atividades produtivas nacionais” e “A qualidade do ambiente” (bloco 6 do programa). Depois, peça-lhes que, em grupo, confrontem as notas que fizeram e, a partir destas, produzam cartazes, panfletos ou apresentações multimédia sobre os conteúdos. Para tal, explore com os alunos as diversas aplicações disponíveis na plataforma. Numa fase final, os alunos deverão partilhar os seus trabalhos com a turma.Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:4.º
Disciplinas:Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione a reportagem com os alunos aquando da lecionação dos temas “Principais atividades produtivas nacionais” e “A qualidade do ambiente” (bloco 6 do programa), parando sempre que achar necessário fazer esclarecimentos. Depois, proponha-lhes a construção coletiva do guião de uma entrevista sobre estes temas a um engenheiro do ambiente. A entrevista poderá ser feita na sala de aula, convidando o técnico a deslocar-se a escola. Sugere-se que a entrevista seja registada em vídeo (consulte com os alunos as diversas aplicações disponíveis na plataforma).Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:4.º
Disciplinas:Estudo do Meio
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione a reportagem com os alunos, pedindo-lhes que façam notas/ preencham um guião de visionamento. Depois, discuta temas como a pesca e a sustentabilidade a importância do consumo responsável para a sustentabilidade os contributos do empreendedorismo para a sustentabilidade ou a pesca e a identidade social portuguêsa. Finalmente, proponha aos alunos a elaboração de pequenos vídeos de publicidade institucional a incentivar comportamentos e posturas que promovam a pesca sustentável. Os vídeos produzidos deverão ser partilhados na turma e disseminados através dos canais institucionais da escola na Internet.Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (ver recursos relativos as partes 2 e 3), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas:Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas:Educação ambiental
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Após o visionamento do documentário, convide os alunos a elaborar, em trabalho de grupo, apresentações sobre o tema “A importância da pesca sustentável na preservação do mar dos Açores”. Os trabalhos devem ser feitos em formato apresentação ou vídeo. Para tal, explore com os alunos as diversas aplicações disponíveis na plataforma. Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Anos de escolaridade:7.º, 8.º
Disciplinas:Ciências Naturais
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Equipa REDA
Organização:REDA
Proposta de operacionalização:Visione a reportagem com os alunos, pedindo-lhes que façam notas/ preencham um guião de visionamento. Depois, peça-lhes que investiguem os princípios da “Cartilha da sustentabilidade dos Açores” e que discutam a forma como estes podem promover a pesca sustentável nos Açores. Pode dinamizar a atividade somente com esta parte do documentário ou com as três partes que o compoem (recursos “Pesca nos Açores – Parte 1”, “Pesca nos Açores – Parte 2” e “Pesca nos Açores – Parte 3”), com uma duração total de 35 minutos.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!