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Método de Hondt

Texto explicativo do modelo matemático utilizado para converter votos em mandatos, com vista à composição de órgãos de natureza colegial.

Formato: Texto
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2016-07-27 12:33:00
Autor: Comissão Nacional de Eleições
Organização: Comissão Nacional de Eleições

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize este texto como ponto de partida para a reflexão sobre sistemas eleitorais e as suas consequências para os partidos de maiores dimensões, de dimensões reduzidas, para a democracia e a representatividade dos cidadãos.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º, 12.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento, Ciência Política
Domínios/Temas: Questões relativas à organização do Estado, Instituições e participação democrática
Subdomínios: Portugal, a Europa e o mundo, O Estado de direito democrático
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Utilize, para contextualizar, uma atividade prática de sala de aula sobre o sistema eleitoral de Representação Proporcional, referindo as particularidades na região Autónoma dos Açores.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º, 10.º, 11.º
Disciplinas: MACS, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Métodos de apoio à decisão, Instituições e participação democrática
Subdomínios:
Conceitos: método da média mais alta d'hondt, teoria matemática das eleições, método dos quocientes, método de contabilização de mandatos, votação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Aproveite este texto para promover a multidisciplinaridade com Matemática.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Instituições e participação democrática
Subdomínios: Portugal, a Europa e o mundo
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Use este texto como ponto de partida para a reflexão sobre sistemas eleitorais e democracias existentes na União Europeia e noutros países do mundo. Contraponha, por exemplo, os sistemas eleitorais americano com o português e o alemão com o português.
Anos de escolaridade: 8.º, 9.º, 12.º
Disciplinas: Ciência Política, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Instituições e participação democrática, Questões relativas à organização do Estado
Subdomínios: Portugal, a Europa e o mundo, O Estado de direito democrático
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

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