Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Após o visionamento do vídeo, proporcionar um passeio a pé, nas imediações da escola, que permita aos alunos percorrerem um quilómetro a ser medido com um pedómetro ou aplicação de telemóvel. Propor que os alunos selecionem unidades de medida adequadas aos objetos a medir em contextos diversos (Exemplos: Para medir o comprimento do campo de futebol da escola, escolher o metro ou o centímetro? Para medir a espessura de uma borracha, escolher o centímetro ou o milímetro? Para medir a distância entre duas localidades, escolher o metro ou o quilómetro). Orientar a observação das relações entre o metro, o centímetro e o milímetro, recorrendo a uma fita métrica, e expressar essas relações através de frações com denominador 10, 100 ou 1000. Promover a utilização de diversos instrumentos de medida, tais como a régua e a fita métrica, fomentando rigor nas medições efetuadas e possibilitando a autorregulação dos alunos. Forneça a hiperligação aos alunos, permitindo, assim, que a aula possa ser revista em qualquer altura de forma autónoma ou com o apoio do encarregado de educação.
Nota: Proposta de operacionalização adaptada das aprendizagens essenciais.
Anos de escolaridade:
3.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Geometria e medida
Subdomínios:
Conceitos:
Medição e unidades de medida, Usos do comprimento, metro, professora zita, medidas de comprimento, medida padrão, instrumentos de medida
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!