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Vlab-Fis A.L.1.3 - Movimento uniformemente retardado

O vídeo exemplifica a atividade experimental da Física AL 1.3 – Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento.
O projeto VLab-Fis é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes, num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem adequada à geração atual.
Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo recurso a uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-1-3-movimento-uniformemente-retardado-velocidade-e-deslocamento/c2cafdab-b17b-4a46-aa44-c46aa0185215
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Forças e movimentos , Interação e seus efeitos 
Conceitos: MRUR, Equação das posições, Equação das velocidades, Forças, Lei do movimento, Movimento retilíneo uniformemente retardado, equações do movimento, Atrito, kahoot, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam melhor preparados para a realização da atividade experimental.
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada "guided-inquiry", cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Forças e movimentos 
Conceitos: Equação das posições, Equação das velocidades, Forças, Movimento retilíneo uniformemente retardado, Sentido, força de atrito, Atrito, atividade laboratorial, roteiro de exploração, movimento retardado
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A simulação computacional pedagógica "Distância de travagem" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente, fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema, e espera-se que o aluno a explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Forças e movimentos 
Conceitos: Equação das posições, Equação das velocidades, Forças não conservativas, Lei do movimento, Movimento retilíneo uniformemente retardado, MRUR, atividade laboratorial, simulação, força de atrito, Atrito, distância de travagem
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: 1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4 e 5.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Forças e movimentos 
Conceitos: Movimento retilíneo uniformemente retardado, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo, Lei do movimento, Equação das velocidades, Equação das posições, al1.3, mrur, força resultante, tracker, atividade laboratorial, kahoot, força de atrito, Velocidade
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A atividade pode ainda ser complementada com uma análise de vídeo que tem sido utilizada recorrentemente para a discussão dos mais variados fenómenos físicos, como apoio a prática letiva ou para permitir desvendar características que antes não eram conhecidas.
Nesta proposta, utilizamos o software Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP).
Abaixo, encontra-se o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados e complementar a AL 1.3 – Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento.
Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/videos-vlab-fis/ Tracker: https://physlets.org/tracker/
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Forças e movimentos , Interação e seus efeitos 
Conceitos: Movimento retilíneo uniformemente retardado, MRUR, Lei do movimento, Intensidade, Equação das posições, Equação das velocidades, Forças, Forças não conservativas, distância de travagem, Atrito, tracker
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

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