O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 2.1 – Características do som, do 11.º ano, componente de Física. O projeto VLab-Fis baseia-se em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem inicial é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual. Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:As simulações computacionais pedagógicas "Virtual oscilloscope" e "interferência de onda" são atividades de laboratório virtual que podem complementar o vídeo introdutório. Permitem que os estudantes executem o experimento virtualmente, fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram as simulações numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a(s) atividade(s) realizada(s). No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Sinais e ondas
Conceitos:
Microfone, Intensidade do som, Onda sonora, Período, Sinal, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, Intensidade, Altura do som, Timbre, atividade laboratorial, simulação
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos. Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-2-1-caracteristicas-do-som/cb8f8362-b09e-4e37-b793-aa850d11137b
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Sinais e ondas
Conceitos:
Altura do som, Amplitude, Infrassons, Intensidade, Intensidade do som, Onda sonora, Período, Som complexo, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, Onda, som puro, Timbre, som complexo, kahoot, Intensidade, Diapasão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do recurso. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam melhor preparados para a realização da atividade experimental. O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada "guided-inquiry", cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Sinais e ondas
Conceitos:
Amplitude, Altura do som, Infrassons, Intensidade, Intensidade do som, Microfone, Onda sonora, Ondas complexas, Período, Som complexo, Som puro, Sons audíveis, Timbre, Ultrassons, som puro, características do som, Período, Diapasão
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Como complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Sinais e ondas
Conceitos:
Ultrassons, Som puro, Som complexo, Onda sonora, Onda periódica, Intensidade do som, Infrassons, Amplitude, Altura do som, simulações, atividade laboratorial, protocolo experimental, kahoot, Intensidade, Som
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