Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas
O vídeo introdutório é sobre uma atividade experimental: "Produção e propagação de ondas".
O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem introdutória é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada guided-inquiry, cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Nota: o ficheiro apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica do recurso.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade.
Neste caso, com recurso a técnicas de gamificação também utilizadas para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/8-ano-ae-producao-e-propagacao-de-ondas/1fb5b980-7a6f-4a58-a57b-a5087edde551
Os alunos exploram as simulações, virtual ou fisicamente, numa perspetiva de investigação guiada guided-inquiry, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Nota: o ficheiro apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica do recurso.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou os vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação da proposta de atividade, bem como a respetiva resolução, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4."
Ficha Técnica
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