Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas

Vlab-Fis — Produção e propagação de ondas

O vídeo introdutório é sobre uma atividade experimental: "Produção e propagação de ondas".
O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem introdutória é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Natália Alves Machado
Criado a: 2022-05-12 06:58:00
Autor: PAULO SIMEÃO E NATÁLIA MACHADO
Organização: GIEDIF/FCUP
Palavras-chave: Amplitude; Compressão; Direção de oscilação; Direção de propagação; Meio de propagação; Onda de pressão; Onda mecânica; Ondas  ; Produção do som; Propagação da vibração; Propagação do som; Rarefação; Sinal; Velocidade de propagação; Zonas de compressão; Zonas de rarefação ondas; atividade laboratorial; tipos de corda; direção de vibração Direção de oscilação; Direção de propagação; Meio de propagação; Onda de pressão; Onda mecânica; Onda periódica; Onda transversal; Produção do som; Propagação da vibração; Propagação do som; Sinal; Velocidade de propagação ondas; kahoot; atividade laboratorial; mola Compressão; Direção de oscilação; Direção de propagação; Meio de propagação; Onda de pressão; Onda mecânica; Onda sonora; Ondas  ; Propagação da vibração; Propagação do som; Sinal; Velocidade de propagação; Zonas de compressão; Zonas de rarefação ondas; atividade laboratorial; diração de vibração; tipos de ondas Amplitude; Direção de propagação; Intensidade do som; Onda mecânica; Onda sonora; Ondas  ; Produção do som; Propagação da vibração; Propagação do som; Sinal; Zonas de compressão; Zonas de rarefação propagação; ondas; Teoria corpuscular da matéria; kahoot; onda longitudinal; sinais; perturbação; onda transversal; onda harmónica

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Deste modo, dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada guided-inquiry, cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Nota: o ficheiro apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica do recurso.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Som 
Subdomínios: Produção e propagação do som e outras ondas , Sinais e ondas 
Conceitos: Amplitude, Compressão, Direção de oscilação, Direção de propagação, Meio de propagação, Onda de pressão, Onda mecânica, Ondas  , Produção do som, Propagação da vibração, Propagação do som, Rarefação, Sinal, Velocidade de propagação, Zonas de compressão, Zonas de rarefação, ondas, atividade laboratorial, tipos de corda, direção de vibração
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O professor deverá realizar o questionário Kahoot, composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, durante os minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade.
Neste caso, com recurso a técnicas de gamificação também utilizadas para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/8-ano-ae-producao-e-propagacao-de-ondas/1fb5b980-7a6f-4a58-a57b-a5087edde551
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Som 
Subdomínios: Produção e propagação do som e outras ondas , Sinais e ondas 
Conceitos: Direção de oscilação, Direção de propagação, Meio de propagação, Onda de pressão, Onda mecânica, Onda periódica, Onda transversal, Produção do som, Propagação da vibração, Propagação do som, Sinal, Velocidade de propagação, ondas, kahoot, atividade laboratorial, mola
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: As simulações computacionais pedagógicas são atividades de laboratório virtuais que podem complementar o vídeo introdutório.
Os alunos exploram as simulações, virtual ou fisicamente, numa perspetiva de investigação guiada guided-inquiry, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Nota: o ficheiro apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica do recurso.
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Som 
Subdomínios: Produção e propagação do som e outras ondas , Sinais e ondas 
Conceitos: Compressão, Direção de oscilação, Direção de propagação, Meio de propagação, Onda de pressão, Onda mecânica, Onda sonora, Ondas  , Propagação da vibração, Propagação do som, Sinal, Velocidade de propagação, Zonas de compressão, Zonas de rarefação, ondas, atividade laboratorial, diração de vibração, tipos de ondas
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: 1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório desejado com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou os vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação da proposta de atividade, bem como a respetiva resolução, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4."
Anos de escolaridade: 8.º, 11.º
Disciplinas: Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas: Ondas e Eletromagnetismo , Som 
Subdomínios: Atributos do som, sua deteção pelo ser humano e fenómenos acústicos , Eletromagnetismo e Ondas , Produção e propagação do som e outras ondas , Sinais e ondas 
Conceitos: Amplitude, Direção de propagação, Intensidade do som, Onda mecânica, Onda sonora, Ondas  , Produção do som, Propagação da vibração, Propagação do som, Sinal, Zonas de compressão, Zonas de rarefação, propagação, ondas, Teoria corpuscular da matéria, kahoot, onda longitudinal, sinais, perturbação, onda transversal, onda harmónica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.