Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada ("guided-inquiry"), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:
8.º, 11.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos.Acesso: https://create.kahoot.it/share/duplicar-de-8-ano-ae-caracteristicas-do-som/fea53503-8161-49ee-aed0-d0376cec3ff7
Anos de escolaridade:
8.º, 11.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
"As simulações computacionais pedagógicas são atividades de laboratório virtuais que podem complementar o vídeo introdutório. Permitem que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram as simulações numa perspetiva de investigação guiada ("guided-inquiry"), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno as explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas."
Anos de escolaridade:
8.º, 11.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Natália Alves Machado
Organização:
FCUP
Proposta de operacionalização:
"1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o "software" livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação da proposta de atividade, bem como a respetiva resolução, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4."
Anos de escolaridade:
8.º, 11.º
Disciplinas:
Física e Química A, Físico-Química
Domínios/Temas:
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
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