Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Un monde SANS plastique: c'est possible?

Un monde SANS plastique: c'est possible?

É possível um mundo sem plástico? Jamy Gourmand e Poisson Fécond abordam este tema e explicam como podemos reduzir a poluição do uso do plástico que, infelizmente, já está instalada no nosso dia a dia.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2024-05-16 14:18:20
Autor: Jamy - Epicurieux e Poisson Fécond
Organização: Jamy - Epicurieux / Poisson Fécond / YouTube

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização:

Objetivo: promover a reflexão e o debate sobre o impacto do plástico no meio ambiente.

1. Coloque as seguintes questões aos alunos:
- É possível imaginar um mundo sem plástico?
- Que alternativas existem ao plástico?

2. Mostre este recurso. Durante o visionamento, os alunos tomam nota da principal mensagem transmitida pelo vídeo, das alternativas ao plástico apresentadas, dos exemplos de soluções já implementas e dos principais problemas associados ao uso excessivo do plástico.

3. Dinamize um debate sobre o tema. Divida os alunos em dois grupos: um grupo que defende o uso do plástico, destacando os seus benefícios, e o outro que apresenta os problemas e as razões para reduzir ou eliminar o plástico.

4. Divida novamente os alunos, mas em pequenos grupos, e solicite uma pesquisa sobre as alternativas ao plástico disponíveis na região.

5. Solicite aos alunos que produzam, individualmente ou em pequenos grupos, um pequeno texto, um cartaz, um manifesto sustentável, um vídeo ou um podcast com ideias para reduzir o consumo de plástico, inspirando, assim, os outros a adotar práticas sustentáveis.

6. Promova a partilha dos trabalhos na turma e, posteriormente, na escola e na comunidade abrangente (por exemplo, através dos canais digitais da escola).

Anos de escolaridade: 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável
Subdomínios: Sustentabilidade, ética e cidadania, Produção e consumo sustentáveis
Conceitos: responsabilidade, microplásticos, reutilização, reciclagem, poluição, sensibilização, cidadania
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após o visionamento deste vídeo, solicitar aos alunos que façam o levantamento dos problemas relacionados com a dependência do uso do plástico no nosso dia a dia. Depois, através da ferramenta digital Canva, os alunos criam cartazes, para divulgarem junto da comunidade escolar, onde apresentam alternativas e/ou iniciativas inspiradoras para reduzir o impacto ambiental das embalagens de plástico.
Anos de escolaridade: 9.º, 11.º
Disciplinas: Francês - continuação, Francês - iniciação
Domínios/Temas: Interação Escrita, Compreensão Oral
Subdomínios: L'environnement, Science, technologie et environnement
Conceitos: écogestes, écologie, Pollution, protection de l’environnement, Reciclar, detrito, triagem, trier, recycler, recyclage, consommation, déchets, emballages, plastique, tri, Consumo, reciclagem, embalagens, separar, lixo, separação, plástico
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Francês
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.