Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Na abordagem ao IDH, o professor fornecerá a ligação do recurso aos alunos para que estes investiguem sobre os níveis de desenvolvimento de diversos países do mundo.
Poderão ser atribuídos três países com diferentes níveis de desenvolvimento a cada aluno/grupo de alunos ou poderão ser os alunos a selecionar os países que pretendem investigar.
Sugere-se que os alunos comecem por analisar a evolução do IDH no mundo (já destacada no gráfico com o termo "World"), seguindo-se a seleção dos três países, através da função "Add country to compare (up to 3)".
Posteriormente, os alunos deverão analisar a evolução do IDH, entre 1990 e 2022, nos três países selecionados e comparar o IDH desses países, registando as conclusões no caderno diário.
Para concluir, os alunos deverão apresentar os resultados obtidos à turma.
Anos de escolaridade:
9.º
Disciplinas:
Geografia
Domínios/Temas:
Contrastes de desenvolvimento
Subdomínios:
Países desenvolvidos versus países em desenvolvimento
Conceitos:
Desenvolvimento humano, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Países desenvolvidos, Países em desenvolvimento, esperança média de vida, rendimento nacional bruto, escolaridade
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!