Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Conto "Miura", de Miguel Torga: jogo de tabuleiro

Conto "Miura", de Miguel Torga: jogo de tabuleiro

Jogo de tabuleiro sobre o conto "Miura", de Miguel Torga. As regras do jogo são apresentadas com todos os passos a seguir.
Formato: Jogo
Submetido por: Equipa REDA
Criado a: 2018-12-05 21:42:00
Autor: Paulo Valadão
Organização: Equipa REDA

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Descarregável

Proposta de operacionalização

Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Na sequência da proposta de operacionalização n.o 1, após a realização das questões e registo das respetivas respostas, proponha a realização deste jogo interturmas para testar os conhecimentos adquiridos.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Português
Domínios/Temas: Oralidade, Gramática, Educação literária
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Explore, com este jogo, questões éticas sobre os direitos dos animais.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Educação ambiental
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Equipa REDA
Organização: REDA
Proposta de operacionalização: Após a leitura do conto, proponha aos alunos a preparação dos cartões com questões e respetivas respostas como forma de estimular a análise e interpretação do texto, seguindo as instruções. Esta atividade pode ser realizada em pares ou em grupos de maior dimensão, distribuindo os temas das questões (por exemplo, ação, tempo, espaço, personagens, recursos expressivos, questões éticas/ valores, biografia do autor...). Recomenda-se que seja estabelecido um trabalho interdisciplinar com Cidadania e Desenvolvimento para a elaboração das questões éticas/ valores, enfatizando a temática dos direitos dos animais. 

Depois de estarem produzidos os cartões com as perguntas, oriente, em grande grupo, a definição das regras do jogo, as quais devem ser registadas no regulamento. 

Quando o jogo estiver pronto, os alunos da turma deverão jogá-lo e promovê-lo entre outras turmas da escola.
Anos de escolaridade: 7.º
Disciplinas: Português, Cidadania e Desenvolvimento
Domínios/Temas: Leitura, Oralidade, Educação literária, Bem-estar animal
Subdomínios: Texto narrativo, Recursos expressivos, Biografia, Animais selvagens
Conceitos: Miura, Ação, Conto , Espaço, Miguel Torga, Narrador, Personagem, Tempo, Tratamento da informação, Valores, jogo de tabuleiro, categorias da narrativa, direitos dos animais
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.