Vlab-Fis: A.L. 3.1 - Absorção, reflexão e refração da Luz
O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 3.1 – Ondas: absorção, reflexão, refração e reflexão total, do 11.º ano, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem dos estudantes, num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Eletromagnetismo e Ondas
Conceitos:
Refração, Ângulo crítico, Ângulo limite, Índice de refração, Leis da refração da luz, Reflexão, Reflexão total, relfexão total, leis da reflexão e refração, lei de snell, normal, índice de refração, atividade laboratorial
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar.Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-3-1-ondas-absorcao-reflexao-refracao-e-reflexao-total/609f35c3-679e-41bf-a409-63cdd576d6b7
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Eletromagnetismo e Ondas
Conceitos:
Leis da refração da luz, Leis da reflexão da luz, Índice de refração, Ângulo limite, Ângulo crítico, Reflexão, Reflexão total, Refração, kahoot, al, leis de reflexão e refração, ondas
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:"1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o "software" livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4."
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Eletromagnetismo e Ondas
Conceitos:
Refração, Ângulo crítico, Ângulo limite, Índice de refração, Leis da reflexão da luz, Leis da refração da luz, Reflexão, luz, reflexão, ondas, Refração, normal, raio incidente, absorção, kahoot, al3.1, refratado
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:"A simulação computacional pedagógica "Desvio da luz" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada ("guided-inquiry"), tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas."
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Ondas e Eletromagnetismo
Subdomínios:Eletromagnetismo e Ondas
Conceitos:
Sentido do campo elétrico, Refração, Reflexão total, Reflexão, Índice de refração, Ângulo limite, Ângulo crítico, lei de snell, desvio da luz, laboratório virtual, atividade 3.1.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!