Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vlab-Fis: AL 2.1 – Características de uma pilha

Vlab-Fis: AL 2.1 – Características de uma pilha

O vídeo introdutório exemplifica a atividade experimental AL 2.1 – Características de uma pilha, do 10.º ano, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.

Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Natália Alves Machado
Criado a: 2022-05-30 09:59:00
Autor: PAULO SIMEÃO E NATÁLIA MACHADO
Organização: GIEDIF/FCUP
Palavras-chave: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro amperímetro, voltímetro, regressão linear, simulação, características de uma pilha Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Corrente alternada , Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro diferença de potencial, regressão linear, força eletromotriz, características de uma pilha, intensidade da corrente Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Conservação de energia em circuitos elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro reóstato, voltímetro, kahoot, pilha, atividade laboratorial Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro Corrente elétrica, resistência elétrica, eletricidade, kahoot, pilha, simulação, tensão elétrica, circuitos

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A simulação computacional pedagógica "Características de uma pilha" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório, executanto o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório.
Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Acesso: https://phet.colorado.edu/pt/simulations/circuit-construction-kit-dc
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, amperímetro, voltímetro, regressão linear, simulação, características de uma pilha
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Corrente alternada , Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, diferença de potencial, regressão linear, força eletromotriz, características de uma pilha, intensidade da corrente
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar.
Acesso:https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-2-1-caracteristicas-de-uma-pilha/0bb8dd50-f3a1-4c0a-8249-dd210ac2fdc1
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Conservação de energia em circuitos elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, reóstato, voltímetro, kahoot, pilha, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: "1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4. "
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, Corrente elétrica, resistência elétrica, eletricidade, kahoot, pilha, simulação, tensão elétrica, circuitos
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Success!

Mensagem enviada com sucesso!

×

Error

Erro ao enviar a mensagem.