Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras

A resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade: uma sequência de aprendizagem do modelo de barras

Neste artigo, apresenta-se uma proposta para uma primeira sequência de trabalho com o modelo de barras, no contexto da resolução de problemas no 2.º ano de escolaridade. Esta sequência de aprendizagem foi implementada pela equipa de coordenação do Guia de Apoio à ação do docente de Matemática, numa turma do 2.º ano de escolaridade pertencente à EBI da Praia da Vitória, ilha Terceira - Açores. O trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2016/17 inseriu-se no âmbito da oficina Matemática Passo a Passo: estratégias de superação de dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e do projeto Prof DA do programa ProSucesso - Açores pela Educação, da Secretaria Regional da Educação e Cultura, do Governo dos Açores.

Formato: Texto
Submetido por: Ricardo Emanuel Cunha Teixeira
Criado a: 2018-12-04 17:38:00
Autor: Ana Maria Lima, Carlos Pereira dos Santos, Conceição Lima Vaz, Ricardo Cunha Teixeira
Organização: EBS Tomás de Borba, Universidade de Lisboa, EBI da Praia da Vitória, NICA-UAc / FCT-UAc
Palavras-chave:

Proposta de operacionalização

Autor: Ricardo Emanuel Cunha Teixeira
Organização: Universidade dos Açores
Proposta de operacionalização: Através da leitura deste documento, o docente tem acesso a um conjunto de ideias, fundamentadas do ponto de vista científico e didático, com o objetivo de implementar a resolução de problemas em sala de aula, com recurso ao modelo de barras.
Anos de escolaridade: 2.º
Disciplinas: Matemática
Domínios/Temas: Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.