Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vlab-Fis: A.L.1.1. Queda livre

Vlab-Fis: A.L.1.1. Queda livre

O vídeo exemplifica a atividade experimental AL 1.1 – Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade, da componente de Física do 11.º ano.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação (Kahoot), gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando a consolidação das aprendizagens, num contexto laboratorial, e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.
Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (em anexo), composto por questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático (laboratorial) e, assim, estejam melhor preparados para a realização da atividade experimental.
O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Tempo, posição, velocidade e aceleração 
Conceitos: Aceleração Média, Direção, Distância, Forças, Grandeza vetorial, Intensidade, Lei da gravitação Universal, Movimento, Newton, Peso, Sentido, Sentido do movimento, Trajetória, Velocidade, Velocidade instantânea, Vetor, queda livre, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o jogo Kahoot deverá ser realizado nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade. Neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para motivar os alunos.
Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-1-1-queda-livre-forcas-graviticas-e-aceleracao-da-gravidade/d4b49c35-c9fd-4c65-88c3-440e7a89509c
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Tempo, posição, velocidade e aceleração 
Conceitos: Aceleração gravítica, Aceleração Média, Direção, Força gravítica, Forças, Instante, Lei da gravitação Universal, Newton, Peso, Tempo, Velocidade instantânea, queda livre, kahoot, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A atividade pode ainda ser complementada com uma análise de vídeo que tem sido utilizada recorrentemente para a discussão dos mais variados fenómenos físicos, como apoio a prática letiva ou para permitir desvendar características que antes não eram conhecidas. Nesta proposta, utilizamos o software Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP).
Abaixo, encontra-se o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados para complementar a atividade "AL 1.1 - Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade".
Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/videos-vlab-fis/ Tracker: https://physlets.org/tracker/
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Tempo, posição, velocidade e aceleração 
Conceitos: Aceleração gravítica, Aceleração Média, Direção, Força gravítica, Forças, Intensidade, Intervalo de tempo, Lei da gravitação Universal, Movimento, Peso, Referencial, Sentido, Velocidade instantânea, Peso, força gravítica, queda livre, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A simulação computacional pedagógica "Queda livre" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), tendo um roteiro (anexo) em que é apresentado um problema. Espera-se que o aluno a explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, levando a tirar conclusões próprias que devem ser assistidas/ verificadas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos , Tempo, posição, velocidade e aceleração 
Conceitos: Aceleração gravítica, Aceleração Média, Direção, Força gravítica, Forças, Intensidade, Lei da gravitação Universal, Movimento, Peso, Ponto de aplicação, Sentido, Sentido do movimento, Velocidade, Velocidade instantânea, Peso, força gravítica, queda livre, simulação
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: 1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou os vídeos, usando o software Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação desta proposta de atividade, bem como a resolução da mesma, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4 e 5.
Anos de escolaridade: 11.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Mecânica 
Subdomínios: Interação e seus efeitos 
Conceitos: Direção, Força gravítica, Forças, Intensidade, Lei da gravitação Universal, Newton, Peso, Massa, Velocidade, Altura, constante gravitacional, kahoot, atividade laboratorial, al1.1
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.