O vídeo introdutório exemplifica a atividade experimental AL 3.2 – Capacidade térmica mássica, do 10.º ano, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes.
Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual. Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:A simulação computacional pedagógica “Capacidade térmica mássica” é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. “Ilustração 19.1 - Capacidade Térmica Mássica” Nota: usar o navegador Pale Moon, disponível em: https://www.palemoon.org Acesso: https://www.fc.up.pt/physletspt/ebook/animacões/Termodinamica/index.htm
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Equilíbrio térmico, Calor, Capacidade térmica mássica, Celsius, Energia interna, Energia transferida, Primeira lei da termodinâmica, sistema, Sistema termodinâmico , Vizinhança, medições diretas e indiretas, Temperatura, simulação, capacidade térmica mássica
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental. O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Condutividade térmica, Equilíbrio térmico, Energia transferida, Energia interna, fronteira, Primeira lei da termodinâmica, sistema, Sistema termodinâmico , Capacidade térmica mássica, Calor, calo, Temperatura, atividade laboratorial, capacidade térmica mássica
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso, tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar. Acesso: hhttps://create.kahoot.it/share/10-ano-al-3-2-capacidade-termica-massica/0da98839-8d20-42ff-ac73-7cbbed16dd7a
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Calor, Capacidade térmica mássica, Celsius, Energia interna, Energia transferida, Equilíbrio térmico, Primeira lei da termodinâmica, sistema, Sistema termodinâmico , kahoot, Temperatura, capacidade térmica mássica, atividade laboratorial, gráfico energia vs. temperatura
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4.
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Primeira lei da termodinâmica, Sistema termodinâmico , fronteira, Equilíbrio térmico, Energia transferida, Energia interna, Celsius, Capacidade térmica mássica, Calor, kahoot, calor, termodinâmica, resistência elétrica, Corrente elétrica, capacidade térmica mássica, tensão elétrica
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A simulação computacional pedagógica “Capacidade térmica mássica”, é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas. Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/termodinamica/
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia, fenómenos térmicos e radiação
Conceitos:
Calor, Capacidade térmica mássica, Condução, Energia interna, Energia transferida, Equilíbrio térmico, fronteira, Primeira lei da termodinâmica, Sistema termodinâmico , Temperatura, vizinhança, simulação, capacidade térmica mássica
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