Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vlab-Fis: AL 2.1 – Características de uma pilha

Vlab-Fis: AL 2.1 – Características de uma pilha

O vídeo introdutório exemplifica a atividade experimental AL 2.1 – Características de uma pilha, do 10.º ano, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem de todos os estudantes num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.

Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Natália Alves Machado
Criado a: 2022-05-30 09:59:00
Autor: PAULO SIMEÃO E NATÁLIA MACHADO
Organização: GIEDIF/FCUP
Palavras-chave: Amperímetro; Associação em paralelo; Associações em série; Carga elétrica; Condutores elétricos; Corrente contínua; Corrente elétrica; Curva característica de um gerador ; Diferença de potencial; Força eletromotriz; Gerador elétrico ; Gerador elétrico ideal; Interruptor; Pilha; Reóstato; Resistência; Resistência interna; Sentido convencional da corrente; Voltímetro amperímetro; voltímetro; regressão linear; simulação; características de uma pilha Amperímetro; Associação em paralelo; Associações em série; Carga elétrica; Condutores elétricos; Condutores metálicos; Corrente alternada ; Corrente contínua; Corrente elétrica; Curva característica de um gerador ; Diferença de potencial; Força eletromotriz; Gerador elétrico ; Interruptor; Lei de Ohm; Pilha; Reóstato; Resistência; Resistência interna; Sentido convencional da corrente; Voltímetro diferença de potencial; regressão linear; força eletromotriz; intensidade da corrente Amperímetro; Associação em paralelo; Associações em série; Carga elétrica; Condutores elétricos; Condutores metálicos; Conservação de energia em circuitos elétricos; Corrente contínua; Corrente elétrica; Curva característica de um gerador ; Diferença de potencial; Força eletromotriz; Gerador elétrico ; Interruptor; Lei de Ohm; Pilha; Reóstato; Resistência; Resistência interna; Sentido convencional da corrente; Voltímetro reóstato; voltímetro; kahoot; pilha; atividade laboratorial Amperímetro; Associação em paralelo; Associações em série; Carga elétrica; Corrente contínua; Corrente elétrica; Curva característica de um gerador ; Diferença de potencial; Força eletromotriz; Gerador elétrico ; Gerador elétrico ideal; Interruptor; Lei de Ohm; Pilha; Reóstato; Resistência; Resistência interna; Sentido convencional da corrente; Voltímetro Corrente elétrica; resistência elétrica; eletricidade; kahoot; pilha; simulação; tensão elétrica; circuitos

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: A simulação computacional pedagógica "Características de uma pilha" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório, executanto o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório.
Os alunos exploram a simulação numa perspetiva de investigação guiada, tendo um roteiro de exploração (anexo) em que é apresentado um problema e espera-se que o aluno o explore, usando um determinado princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade realizada.
No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho em grupo, tirando conclusões próprias que devem ser assistidas pelo professor e, posteriormente, corrigidas.
Acesso: https://phet.colorado.edu/pt/simulations/circuit-construction-kit-dc
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, amperímetro, voltímetro, regressão linear, simulação, características de uma pilha
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Corrente alternada , Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, diferença de potencial, regressão linear, força eletromotriz, intensidade da corrente
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar.
Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar.
Acesso:https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-2-1-caracteristicas-de-uma-pilha/0bb8dd50-f3a1-4c0a-8249-dd210ac2fdc1
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Condutores elétricos, Condutores metálicos, Conservação de energia em circuitos elétricos, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, reóstato, voltímetro, kahoot, pilha, atividade laboratorial
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: "1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos.
3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker.
4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório.
Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3 e 4. "
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e fenómenos elétricos
Conceitos: Amperímetro, Associação em paralelo, Associações em série, Carga elétrica, Corrente contínua, Corrente elétrica, Curva característica de um gerador , Diferença de potencial, Força eletromotriz, Gerador elétrico , Gerador elétrico ideal, Interruptor, Lei de Ohm, Pilha, Reóstato, Resistência, Resistência interna, Sentido convencional da corrente, Voltímetro, Corrente elétrica, resistência elétrica, eletricidade, kahoot, pilha, simulação, tensão elétrica, circuitos
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.