Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente este excerto como introdução a divisão inteira. Após a sua leitura, em conjunto com os alunos, recorra as regras da multiplicação já estudadas, para os conduzir a relação entre a divisão exata e a multiplicação de números naturais.
Anos de escolaridade:
2.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Apresente este excerto como introdução a divisão inteira. Após a sua leitura, em conjunto com os alunos, recorra as regras da multiplicação já estudadas, para os conduzir a relação entre a divisão exata e a multiplicação de números naturais.
Anos de escolaridade:
2.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Multiplicação e divisão
Conceitos:
Relação entre a multiplicação e a divisão, divisão inteira, quociente, divisão exata, o diabo dos números
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Este excerto será trabalhado enquanto guião para uma dramatização (o texto será acrescentado por iniciativa dos alunos, propondo outras explicações). Os alunos selecionam os cenários, as indumentárias e os adereços necessários a contextualização da ação apresentada. Após a preparação, o resultado é partilhado com alunos do ensino básico.
Anos de escolaridade:
2.º, 3.º, 4.º
Disciplinas:
Português
Domínios/Temas:
Oralidade
Subdomínios:
Compreensão
Conceitos:
Registo de Informações, Relação entre a multiplicação e a divisão, divisão exata, divisão inteira, o diabo dos números
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:
Equipa REDA
Organização:
REDA
Proposta de operacionalização:
Use este excerto como introdução à divisão inteira de números racionais relativos. Após a sua leitura, forneça algumas divisões inteiras e exatas envolvendo números inteiros negativos, propondo a aplicação da estratégia descrita no excerto lido. No final da tarefa, os alunos devem conjeturar as regras da divisão no conjunto dos números racionais.
Anos de escolaridade:
8.º
Disciplinas:
Matemática
Domínios/Temas:
Números
Subdomínios:
Números racionais
Conceitos:
Multiplicação e divisão, Relação entre a multiplicação e a divisão, divisão exata, o diabo dos números, divisão inteira
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!