O vídeo retrata uma atividade experimental AL 1.2 – Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme (componente de Física).O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos introdutórios que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, que permitem aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental (análise de vídeo) e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para consolidar a aprendizagem num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual. Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos venham a responder a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental. O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno. Nota: o recurso apresenta pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Mecânica
Subdomínios:Forças e movimentos
Conceitos:
Movimento retilíneo, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo uniformemente acelerado, MRU, MRUA, força resultante, Movimento uniforme, tensão do fio, gráfico velocidade-tempo, 1a lei de newton
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Complemente com uma análise de vídeo, que tem sido utilizada recorrentemente para a discussão de fenómenos físicos, como apoio a prática letiva, ou para permitir desvendar características desconhecidas. Nesta proposta, utilizamos o software Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP). Indica-se o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados e complementar a AL 1.2 – Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme. Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/videos-vlab-fis/ Tracker: https://physlets.org/tracker/ "
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Mecânica
Subdomínios:Forças e movimentos , Interação e seus efeitos
Conceitos:
Forças, Segunda Lei de Newton, Primeira lei de Newton, Força gravítica, Intensidade, Lei da inércia, Lei fundamental da dinâmica, Movimento retilíneo, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo uniformemente acelerado, MRU, Newton, força resultante nula, Velocidade, Movimento uniforme, leis de newton
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, este Kahoot pode ser aplicado nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam previamente. Neste caso, com recurso a técnicas de gamificação também utilizadas para motivar os alunos. Acesso: https://create.kahoot.it/share/11-ano-al-1-2-forcas-nos-movimentos-retilineos-acelerados-e-uniformes/0d8d7590-3480-49ee-bb7f-32c95c09cf1d
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Mecânica
Subdomínios:Interação e seus efeitos , Forças e movimentos
Conceitos:
Peso, Força gravítica, Forças, Intensidade, Lei da inércia, Lei fundamental da dinâmica, Movimento retilíneo, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo uniformemente acelerado, MRU, Primeira lei de Newton, Segunda Lei de Newton, Sentido, força resultante, kahoot, leis de newton, Movimento uniforme
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório desejado com o respetivo roteiro de exploração fornecido.
2. Realizar o quiz em aula minutos antes da atividade experimental, na modalidade de resposta INDIVIDUAL, para avaliar a sua visualização pelos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação desta proposta de atividade, bem como a respetiva resolução, encontram-se disponíveis na Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4, 5 e 6.
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Mecânica
Subdomínios:Forças e movimentos
Conceitos:
MRUA, MRU, Movimento retilíneo, atividade laboratorial, movimento retilíneo uniformemente acelerado, kahoot, movimento retilíneo uniforme, velocidade constante, força resultante, mru, al1.2
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A simulação computacional pedagógica "Forças e Movimentos" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da aula e/ou no contexto do laboratório. Explora-se a simulação numa perspetiva de investigação guiada (guided-inquiry), com um roteiro (anexo) em que é apresentado um problema. Espera-se que o grupo de alunos use um princípio ou lei da Física para obter um resultado que explique a atividade. No roteiro, há uma sequência de perguntas/procedimentos que auxilia o trabalho, tirando conclusões próprias que devem ser verificadas e corrigidas pelo professor. Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/"
Anos de escolaridade:11.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Mecânica
Subdomínios:Forças e movimentos , Interação e seus efeitos
Conceitos:
Segunda Lei de Newton, Força gravítica, Forças, Intensidade, Lei fundamental da dinâmica, Movimento retilíneo, Movimento retilíneo uniforme, Movimento retilíneo uniformemente acelerado, MRU, MRUA, Primeira lei de Newton, Velocidade, leis de newton, simulação
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