Governo dos Açores Esta é uma presença oficial do Governo dos Açores
logo-reda
Inicio > Recursos > Vlab-Fis AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia

Vlab-Fis AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia

O vídeo introdutório exemplifica a AL1.2 - Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia, componente de Física.O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando contribuir para consolidar a aprendizagem num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual.Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.

Formato: Vídeo/Animação
Submetido por: Natália Alves Machado
Criado a: 2022-05-30 09:30:00
Autor: PAULO SIMEÃO E NATÁLIA MACHADO
Organização: GIEDIF/FCUP
Palavras-chave: Aceleração gravítica; Conceito de força; Conservação da energia mecânica; Direção; Energia cinética; Energia mecânica; Energia potencial; Força de atrito; Força gravítica; Forças conservativas; Forças não conservativas; Peso como força conservativa; Peso do corpo; Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Variação da energia mecânica; Vizinhança Conservação da Energia Mecânica; Bola saltitona; atividade laboratorial; sensor de movimento; não conservação de energia mecânica Aceleração gravítica; Conceito de força; Conservação da energia mecânica; Energia cinética; Energia mecânica; Energia potencial; Força gravítica; Forças conservativas; Forças não conservativas; Peso como força conservativa; Peso do corpo; Ponto de aplicação; Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Variação da energia mecânica; Vizinhança Conservação da Energia Mecânica; Bola saltitona; tracker; não conservação da energia mecânica Aceleração gravítica; Conceito de força; Energia cinética; Energia mecânica; Energia potencial; Força gravítica; Forças conservativas; Forças não conservativas; Modelo da partícula material; Peso como força conservativa; Peso do corpo; Ponto de aplicação; Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Variação da energia mecânica; Vizinhança Queda; Bola saltitona; simulação; movimento vertical; embate Aceleração gravítica; Conceito de força; Conservação da energia mecânica; Direção; Energia cinética; Energia mecânica; Energia potencial; Força de atrito; Força gravítica; Forças conservativas; Forças não conservativas; Peso como força conservativa; Peso do corpo; Ponto de aplicação; Resistência do ar; Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa; Variação da energia mecânica; Vizinhança Energia; Energia cinética; Energia potencial; Queda; Bola saltitona; kahoot; simulação; movimento vertical; ressalto

Proposta de operacionalização

Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental.O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por cinco tópicos, na modalidade de investigação guiada ("guided-inquiry"), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e movimentos 
Conceitos: Aceleração gravítica, Conceito de força, Conservação da energia mecânica, Direção, Energia cinética, Energia mecânica, Energia potencial, Força de atrito, Força gravítica, Forças conservativas, Forças não conservativas, Peso como força conservativa, Peso do corpo, Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Variação da energia mecânica, Vizinhança, Conservação da Energia Mecânica, Bola saltitona, atividade laboratorial, sensor de movimento, não conservação de energia mecânica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário na plataforma Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizado para os motivar.Acesso: https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-1-2-movimento-vertical-de-queda-e-de-ressalto-de-uma-bola/bcd7ae9e-794f-4bd8-a02c-fd14260cebe2
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios:
Conceitos:
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: "A atividade pode ainda ser complementada com uma análise de vídeo . Nesta proposta, utilizamos o "software" Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP). Abaixo, encontra-se o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados para complementar a AL 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia.Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/vlab-fis-10-o-ano/Tracker: https://physlets.org/tracker/ "
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e movimentos 
Conceitos: Aceleração gravítica, Conceito de força, Conservação da energia mecânica, Energia cinética, Energia mecânica, Energia potencial, Força gravítica, Forças conservativas, Forças não conservativas, Peso como força conservativa, Peso do corpo, Ponto de aplicação, Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Variação da energia mecânica, Vizinhança, Conservação da Energia Mecânica, Bola saltitona, tracker, não conservação da energia mecânica
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: "A simulação computacional pedagógica "Queda livre" é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/"
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e movimentos 
Conceitos: Aceleração gravítica, Conceito de força, Energia cinética, Energia mecânica, Energia potencial, Força gravítica, Forças conservativas, Forças não conservativas, Modelo da partícula material, Peso como força conservativa, Peso do corpo, Ponto de aplicação, Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Variação da energia mecânica, Vizinhança, Queda, Bola saltitona, simulação, movimento vertical, embate
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.
Autor: Natália Alves Machado
Organização: FCUP
Proposta de operacionalização: "1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o "software" livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4 e 5."
Anos de escolaridade: 10.º
Disciplinas: Física e Química A
Domínios/Temas: Energia e sua conservação
Subdomínios: Energia e movimentos 
Conceitos: Aceleração gravítica, Conceito de força, Conservação da energia mecânica, Direção, Energia cinética, Energia mecânica, Energia potencial, Força de atrito, Força gravítica, Forças conservativas, Forças não conservativas, Peso como força conservativa, Peso do corpo, Ponto de aplicação, Resistência do ar, Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Variação da energia mecânica, Vizinhança, Energia, Energia cinética, Energia potencial, Queda, Bola saltitona, kahoot, simulação, movimento vertical, ressalto
Ficheiros associados: Sem ficheiros associados.

Ficha Técnica

Idioma: Português (PT)
Modos de utilização: Online
Requisitos técnicos: Colunas de áudio

Comentários

Por favor, faça login para poder comentar.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

×

Mensagem enviada com sucesso!

×

Erro.

Erro ao enviar a mensagem.