Vlab-Fis AL 1.1 – Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida
O vídeo exemplifica a AL 1.1 – Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida (Física, 10.º ano).O projeto VLAB-FIS é baseado em vídeos que fornecem uma visão holística dos trabalhos experimentais, permitindo aos alunos entender os experimentos e os objetivos conceptuais correspondentes. Esta abordagem é complementada por uma atividade de ludificação, gravações em vídeo da execução experimental e simulações computacionais pedagógicas, visando com esses recursos digitais contribuir para consolidar a aprendizagem num contexto laboratorial e com perspetiva inclusiva, usando uma linguagem mais familiar para a geração atual. Nota: o recurso e os ficheiros anexos apresentam pontualmente falhas linguísticas que não comprometem a validade pedagógica.
Proposta de operacionalização:O vídeo introdutório da atividade deve ser acompanhado do roteiro de exploração (anexo), composto de questões para serem respondidas logo após a análise do vídeo. Tal dará um suporte importante para que os alunos respondam a Questão-problema do trabalho prático-laboratorial e, assim, estejam mais bem preparados para a realização da atividade experimental. O roteiro de exploração é composto por questões/indicações distribuídas por 5 tópicos, na modalidade de investigação guiada (guided-inquiry), cujas respostas devem ser anotadas no caderno de laboratório do aluno.
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia e movimentos
Conceitos:
Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Energia cinética, Força gravítica, Forças conservativas, Modelo da partícula material, Teorema da energia cinética , Velocidade, Energia cinética, distância, plano inclinado
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:Composto por um conjunto de cinco perguntas sobre o vídeo introdutório, o professor deverá realizar o questionário Kahoot, nos minutos iniciais da aula laboratorial, na modalidade individual, para ser feita uma discussão em grupo sobre a atividade que se irá realizar. Este é um método alternativo para avaliar se os alunos se prepararam para a atividade, neste caso. tendo como recurso uma técnica de gamificação também utilizada para os motivar. Acesso: https://create.kahoot.it/share/10-ano-al-1-1-movimento-num-plano-inclinado/a72677a1-43f5-49db-97ca-7e7a10f1b67d
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia e movimentos
Conceitos:
Energia cinética, Força gravítica, Forças conservativas, Modelo da partícula material, Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Teorema da energia cinética , kahoot, plano inclinado, atividade laboratorial, distância, gráfico energia cinética vs. distância
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A atividade pode ainda ser complementada com uma análise de vídeo que tem sido utilizada recorrentemente para a discussão de fenómenos físicos, como apoio a prática letiva ou para permitir desvendar características que antes não eram conhecidas. Nesta proposta, utilizamos o software Tracker, de distribuição gratuita, para aquisição, análise de vídeo e modelação de dados experimentais, da autoria de Douglas Brown e inserido no Projeto Open Source Physics (OSP). Encontra-se abaixo o endereço dos vídeos para serem descarregados do YouTube e, posteriormente, analisados para complementar a AL1.1 Movimento num plano inclinado: variação da energia cinética e distância percorrida. Vídeos para análise: https://www.fc.up.pt/giedif/vlab-fis-10-o-ano/Tracker: https://physlets.org/tracker/
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia e movimentos
Conceitos:
Peso como força conservativa, Forças conservativas, Conceito de força, Energia cinética, Energia mecânica, Massa, Velocidade, Energia cinética, distância, plano inclinado
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:1. Explorar e analisar (em casa) o vídeo introdutório com o respetivo roteiro de exploração fornecido. 2. Realizar o questionário na plataforma Kahoot, em sala de aula, minutos antes da atividade experimental, selecionando a modalidade de resposta individual para avaliar o desempenho dos alunos. 3. Em complemento a atividade laboratorial, analisar a simulação correspondente através do respetivo roteiro de exploração e/ou dos vídeos, usando o software livre Tracker. 4. Fazer um relatório simplificado sobre a atividade laboratorial, usando o “V” de Gowin semipreenchido que é fornecido no vídeo introdutório. Os recursos necessários a aplicação das propostas de atividades, bem como a resolução das mesmas, encontram-se disponíveis nas Propostas de Operacionalização (PO) 2, 3, 4 e 5."
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia e movimentos
Conceitos:
Transformações de energia num sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Energia cinética, Teorema da energia cinética , Sistema mecânico redutível ao seu centro de massa, Peso do corpo, Peso como força conservativa, Modelo da partícula material, Força gravítica, Forças conservativas, Distância percorrida, simulação, plano inclinado, kahoot, Energia, movimento
Ficheiros associados:
Sem ficheiros associados.
Autor:Natália Alves Machado
Organização:FCUP
Proposta de operacionalização:A simulação computacional pedagógica “Movimento num plano inclinado” é uma atividade de laboratório virtual que pode complementar o vídeo introdutório. Permite que os estudantes executem o experimento virtualmente fora da sala de aula e/ou no contexto do laboratório. Acesso: https://www.fc.up.pt/giedif/mecanica/
Anos de escolaridade:10.º
Disciplinas:Física e Química A
Domínios/Temas:Energia e sua conservação
Subdomínios:Energia e movimentos
Conceitos:
Conceito de força, Energia cinética, Energia mecânica, Forças conservativas, Ponto de aplicação, simulação, plano inclinado, medições diretas e indiretas, Velocidade, distância
Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!